Método de índice de qualidade (QIM): desenvolvimento de um protocolo sensorial para corvina (Micropogonias furnieri)

Autori

  • Marcelo Sardenberg Teixeira Programa de Pós-graduação em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal. Faculdade de Veterinária. Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói/RJ, Brasil.
  • Alexandre Borges Programa de Pós-graduação em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal. Faculdade de Veterinária. Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói/RJ, Brasil.
  • Robson Maia Franco Faculdade de Veterinária – UFF. Departamento de Tecnologia dos Alimentos. Rua Dr. Vital Brazil Filho, 64 – Santa Rosa – Niterói/RJ. CEP: 24230-340.
  • Sérgio Carmona de São Clemente Faculdade de Veterinária – UFF. Departamento de Tecnologia dos Alimentos. Rua Dr. Vital Brazil Filho, 64 – Santa Rosa – Niterói/RJ. CEP: 24230-340.
  • Mônica Queiroz de Freitas Faculdade de Veterinária – UFF. Departamento de Tecnologia dos Alimentos. Rua Dr. Vital Brazil Filho, 64 – Santa Rosa – Niterói/RJ. CEP: 24230-340.

Parole chiave:

MIQ, análise sensorial, peixe, corvina

Abstract

Os métodos sensoriais são acurados e amplamente utilizados na avaliação do frescor de peixe. Esta pesquisa descreveo desenvolvimento de um protocolo sensorial para corvina (Micropogonias furnieri) baseado no Método de Índice deQualidade (MIQ). O protocolo de Índice de Qualidade (IQ) pontuou atributos de aspecto geral, de olhos e de brânquias, alémda cor do rim e da musculatura, cujo somatório variou de zero (máximo frescor) a 22 (limite de aceitabilidade). As contagensde bactérias atingiram o limite aceitável no 14o dia de estocagem a 0oC. O protocolo criado especificamente para a corvinaeviscerada poderá ser empregado nos diversos segmentos como na comercialização, estocagem e processamento,reduzindo perdas econômicas e auxiliando na proteção da saúde do consumidor.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

2009-05-30

Fascicolo

Sezione

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal