Ocorrência de sorogrupos/sorovares de Leptospira spp. em cães com suspeita clínica de leptospirose em Santa Maria – RS

Autores

Resumo

A leptospirose é uma zoonose de distribuição mundial que pode acometer cães e ser altamente letal para a espécie. No Brasil, tal enfermidade tem caráter endêmico na espécie canina e configura-se como um sério problema de saúde pública. Objetivou-se verificar a ocorrência dos sorogrupos/sorovares de Leptospira spp. que mais acometem cães com suspeita clínica de leptospirose na cidade de Santa Maria – RS, Brasil, analisando sua titulação de anticorpos. No estudo, utilizou-se os laudos dos exames de soroaglutinação microscópica (SAM) para leptospirose de 218 cães provenientes da cidade de Santa Maria – RS durante o período de janeiro de 2015 a dezembro de 2019. Das 218 amostras de soro processadas nos cinco anos, 101 (46,33%) resultaram positivas para, pelo menos, um sorogrupo/sorovar testado. Este estudo demonstrou maior ocorrência do sorogrupo Icterohaemorrhagiae (53,37%) contemplado pelas sorovares Copenhageni e Icterohaemorrhagiae, com 49 (30,06%) e 38 (23,31%) soros reagentes, respectivamente. As titulações variaram de 100 a 6400, sendo que a mais recorrente encontrada nas amostras deste estudo foi 100, representando 47,85% dos títulos de anticorpos. Os dados obtidos neste estudo são de grande valia para o conhecimento dos sorogrupos/sorovares circulantes na região e sua epidemiologia podendo, inclusive, contribuir para futuras formulações vacinais considerando sorogrupos/sorovares mais frequentemente detectados, contribuindo, assim, com a saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciéli Mallmann Pozzobon, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Física - Bacharelado (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e, atualmente, é graduanda na mesma instituição, no curso de Medicina Veterinária com ênfase em clínica cirúrgica de pequenos animais. É integrante do Grupo de Cirurgia Ortopédica e Reconstrutiva (GCOR - HVU - UFSM).

Rainer da Silva Reinstein , Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Médico veterinário graduado pela Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase em clínica cirúrgica de pequenos animais - área de traumatologia e ortopedia de pequenos animais. Atualmente é mestrando em cirurgia veterinária pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária - UFSM e integrante do Grupo de Cirurgia Ortopédica e Reconstrutiva (GCOR - HVU), além de atuar como cinotécnico e responsável pelo saneamento pelos semoventes caninos pelo 2º Batalhão de Polícia de Empregados Choque da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

Clarissa Luciano Barboza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 2018. Desempenha funções como estagiária do Laboratório de Diagnóstico de Leptospirose (LABLEPTO) da Universidade Federal de Santa Maria. Interesse nas áreas de Microbiologia e Imunologia.

Sônia de Avila Botton, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor associado do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Luciane Teresinha Lovato , Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e Doutorado em Ciências Biológicas - University Of Nebraska Lincoln (2002). Professor associado 4 da Universidade Federal de Santa Maria. Atua na área de Microbiologia, com destaque em Microbiologia Veterinária. Trabalhou com herpesvirus, viroses de aves, antivirais, epidemiologia e diagnostico. Atualmente coordena o laboratório de leptospirose da UFSM desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão nesta área.

Daniel Curvello de Mendonça Müller, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2004. Mestre e Doutor em Cirurgia de Pequenos Animais pela UFSM. Diplomado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (CBCAV). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, atuando no curso de Medicina Veterinária, Residência Multiprofissional e no Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da instituição. Ministra as disciplinas de Clínica cirúrgica; Ortopedia, Cirurgia Experimental e Problemas em cirurgia.

Ana Eucares von Laer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Atualmente é professora Associada do Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Centro de Ciências da Saúde no Departamento de Microbiologia e Parasitologia. Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel (2001), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela UFPel (2004) e doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo-USP (2009).

Downloads

Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva