A INFLUÊNCIA DO EFEITO ISOLAMENTO NAS ESCOLHAS CONTÁBEIS.

Authors

  • Ismael Barbosa Instituto Federal Catarinense
  • Denilson Aparecida Leite Freire Universidade Federal de Uberlândia
  • Danilo Gonçalves Melo Universidade Federal de Goiás

Abstract

A Teoria dos Prospectos é um dos alicerces da contabilidade comportamental e vem questionar a racionalidade que esteve sempre presente nos processos de tomada de decisão contábeis, apontando que esses podem ser influenciados por vieses comportamentais. Existem três tipos de efeitos cognitivos: escolha, reflexão e isolamento. O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência do efeito denominado de isolamento no processo de escolhas dos contadores diante de eventos contábeis que afetam as informações apresentadas nas demonstrações financeiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, por meio de uma survey aplicada a profissionais da área contábil que estavam inseridos em algum curso de pós-graduação na área. O questionário foi composto por 12 questões envolvendo escolhas contábeis relacionadas aos vieses cognitivos que resultavam em lucro ou prejuízo, buscando captar a influência do efeito isolamento nas decisões dos pesquisados. Utilizou-se, como método de análise, o teste Qui-quadrado de aderência para confrontar os resultados e que indicaram que os contadores são influenciados pelo efeito do tipo “isolamento” oriundo da Teoria dos Prospectos, nas escolhas nos lançamentos no passivo, ativo, receitas e despesas.

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Author Biographies

Ismael Barbosa, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Ciências Contábeis

Instituto Federal Catarinense

Denilson Aparecida Leite Freire, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração

Professor da Universidade Federal de Uberlândia

email: denilson@ufu.br

Danilo Gonçalves Melo, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Administração

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Published

2019-12-10