Chamada para v.17 - nº 34 -Literatura & Edição

2024-05-01

Chamada para v.17 nº 34 - Prazo de submissão: 01/05/2024 a ---- prorrogado até 30-11/2024
Publicação: abril de 2025

TEMA - Literatura & Edição: representações, publicização, circulação e mediações literárias em múltiplos espaços de Língua Portuguesa
Organização: Camila do Valle (UFRRJ) e Iris Maria da Costa Amâncio (UFF)

EMENTA:

Esta chamada propõe-se, sobretudo, a veicular um conjunto de reflexões sobre a importância das histórias editoriais para o campo literário no universo de Língua Portuguesa. De fato, a literatura estabelece múltiplas interfaces com diversas ambiências e com diferentes atores sociais. Se considerada a sua natureza sistêmica, no âmbito das nacionalidades, como bem teorizou Antonio Candido (1959), torna-se instigante a proposição de formulações teórico-críticas acerca das múltiplas formas de circulação de textos artísticos – sejam estes orais ou escritos –, bem como de suas representações por meio de inúmeros gestos, vozes e/ou grafias. Estes meios atuam como suportes veiculares dos textos para fins de publicização/publicação, ou seja, como os materiais ou “as formas que permitem sua leitura, sua audição ou sua visão” e que, segundo Roger Chartier (2002), “participam profundamente da construção de seus significados” (CHARTIER, 2002, p.62) conforme os contextos, as culturas, as estéticas e os propósitos dessas produções. Importa, portanto, para este número 34 da Revista Abril, o recebimento de ensaios científicos e resenhas sobre as materialidades dos textos literários produzidos em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, com abordagens sobre as trajetórias histórico-editoriais relativas à criação artística pela palavra; o impacto dos elementos não verbais e/ou paratextuais na preparação das obras cênicas ou gráficas; as relações entre literatura, edição e os processos de ficcionalização do fazer literário; as reflexões críticas necessárias às decisões ou tratamentos técnicos e estéticos sobre diferentes materiais literários; o tenso e imbricado caráter metatextual, intertextual e intermidiático de certos materiais poéticos e/ou ficcionais internos ou externos às obras; enfim, a edição como fator performativo, colaborativo e mediador de interfaces literárias.