"A intimidade penumbrosa": nota sobre a escrita de si em Al Berto
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i11.29667Palavras-chave:
Al Berto, intimidade, escrita de siResumo
A pergunta que enfrentamos é sobre a relação entre vida e poesia em uma obra, como a do poeta Al Berto, tão permeada pela dita escrita de si (autobiografia, diário íntimo, memórias, correspondência, etc.). O artigo propõe-se a discutir noções como as de privacidade, intimidade e autenticidade. Para isso, comentaremos não apenas os textos literários stricto sensu, como também declarações públicas – entrevistas e discursos –, entendendo-as como parte do “jogo autobiográfico” proposto pelo poeta. Ao fim, como estudo de caso, analisaremos dois textos relativamente desconhecidos de Al Berto: “Nota biográfica em forma de carta” e “Discurso de agradecimento ao Prémio de Poesia do P.E.N. Club” – ambos por nós recolhidos no espólio do poeta.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).