Masculinidade e colonialismo: em direção ao “homem novo” (subsídios para os estudos de gênero e para os estudos pós-coloniais no contexto de língua portuguesa)

Autores

  • Mário César Lugarinho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i10.29682

Palavras-chave:

colonialismo, masculinidades, modernidade

Resumo

Este estudo pretende ser a introdução a alguns problemas que se consti­tuem contemporaneamente no âmbito dos chamados estudos de gênero na medida em que se observa a constituição de identidades masculinas e de masculinidades nos contextos coloniais. A ênfase tradicionalmente dada à identidade feminina e às suas representações literárias criou o este­reótipo do “heteroeurologofalocentrismo” que homogeneiza as identida­des masculinas sem observar as contingências históricas e culturais que as pluralizam em várias possibilidades. A atenção ao conceito de “homem novo”, modelo tanto requerido pelo Estado Novo português, quanto pelos movimentos de independência dos Países Africanos de Língua Portugue­sa, demonstra que na busca pela hegemonia bélica concorriam também ideais de masculinidade, muitas vezes afastados das supostas tradições de cada lado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Lugarinho, M. C. (2013). Masculinidade e colonialismo: em direção ao “homem novo” (subsídios para os estudos de gênero e para os estudos pós-coloniais no contexto de língua portuguesa). Abril – NEPA / UFF, 5(10), 15-38. https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i10.29682