Presença-ausência, silêncio-voz: dicotomias do feminino em “Antes de nascer o mundo”, de Mia Couto
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i10.29692Palavras-chave:
margem de manobra, gênero, epígrafe, Moçambi¬que, Mia CoutoResumo
Observamos, nas obras de Mia Couto, um esforço por conferir voz e espaço aos personagens do gênero feminino. Também em Antes de nascer o mundo (2009), penúltimo romance do escritor, ganham destaque as figuras femininas e, por isso, trabalharemos, neste artigo, com as suas “margens de manobra” (PETIT, 2009) e os efeitos destas no universo dos demais atores ficcionais envolvidos no tecido romanesco. Refletiremos também sobre a organização discursiva do texto ficcional que traz epígrafes assinadas, em sua maioria, por mulheres.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).