"Arado" de A. M. Pires Cabral: uma paisagem de proximidade

Autores

  • Isabel Maria Fernandes Alves Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i9.29709

Palavras-chave:

A. M. Pires Cabral, paisagem, ecocrítica

Resumo

Partindo de Arado, publicado em 2009, esta reflexão pretende considerar a obra poética de A. M. Pires Cabral à luz da Ecocrítica. Nesse sentido, começa-se por referir as paisagens que são pertença do poeta e o modo como elas, fazendo-se texto, são o próprio poeta. Apresenta-se depois a leitura de alguns poemas tendo como moldura crítica a ideia, explorada pela ecocrítica, de que a linguagem pode exercer um forte domínio sobre o modo como se lê e interpreta o território, a paisagem. Sensível às ligações entre o homem e o espaço físico que habita, a ecocrítica permite salientar uma perspectiva importantíssima na obra de Pires Cabral: o reconhecimento de que o homem molda o mundo que o envolve, mas, nessa mudança, a si mesmo se transforma também.

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Publicado

2012-11-19

Como Citar

Alves, I. M. F. (2012). "Arado" de A. M. Pires Cabral: uma paisagem de proximidade. Abril – NEPA / UFF, 5(9), 172-186. https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i9.29709