"Arado" de A. M. Pires Cabral: uma paisagem de proximidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i9.29709Palavras-chave:
A. M. Pires Cabral, paisagem, ecocríticaResumo
Partindo de Arado, publicado em 2009, esta reflexão pretende considerar a obra poética de A. M. Pires Cabral à luz da Ecocrítica. Nesse sentido, começa-se por referir as paisagens que são pertença do poeta e o modo como elas, fazendo-se texto, são o próprio poeta. Apresenta-se depois a leitura de alguns poemas tendo como moldura crítica a ideia, explorada pela ecocrítica, de que a linguagem pode exercer um forte domínio sobre o modo como se lê e interpreta o território, a paisagem. Sensível às ligações entre o homem e o espaço físico que habita, a ecocrítica permite salientar uma perspectiva importantíssima na obra de Pires Cabral: o reconhecimento de que o homem molda o mundo que o envolve, mas, nessa mudança, a si mesmo se transforma também.
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