"O teclado acende o écran": a poesia cinematográfica de Manuel Gusmão

Autores

  • Marleide Anchieta de Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i9.29710

Palavras-chave:

poesia contemporânea portuguesa, relação interartes, Manuel Gusmão

Resumo

A poética de Manuel Gusmão investe de forma intensa nas relações interartes. Suas obras propõem diálogos visuais com a pintura, a fotografia e, sobretudo, experimentam a dinamicidade do cinema. Por este motivo, nosso trabalho pretende analisar a construção imagética em alguns poemas do autor mencionado, mas sem se restringir ao âmbito temático, uma vez que investigaremos a transposição de técnicas cinematográficas para a composição textual e os sentidos que tais procedimentos expressam na tentativa de dizer, ou talvez de não dizer, o objeto visualizado. Com essa perspectiva, recorreremos às abordagens teórico-críticas de George Didi-Huberman, Jacques Aumont e Gilles Deleuze, além da prosa de Herberto Helder, em Photomaton & Vox.

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Publicado

2012-11-19

Como Citar

Lima, M. A. de. (2012). "O teclado acende o écran": a poesia cinematográfica de Manuel Gusmão. Abril – NEPA / UFF, 5(9), 187-204. https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i9.29710