A mulher, o mal? - Representações do feminino em José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v4i8.29726Palavras-chave:
José Saramago, Feminino, MagiaResumo
Nesta pesquisa propomos analisar a representação feminina na literatura pela perspectiva masculina, para verificar em que medida o posicionamento do autor se vincula (ou não) aos preceitos e (pre)conceitos da moral cristã – a mulher portadora do pecado original, causa dos infortúnios masculinos, propensa à bruxaria e à sedução como veículo de insubordinação –, e o que os vestígios deste olhar masculino implicam. À luz de teóricos como Gilles Lipovetsky e ensaístas como Helder Macedo, Maria Alzira Seixo, Beatriz Berrini e Maria de Fátima Marinho, elegemos as obras Caim, Memorial do Convento e Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Partindo do pressuposto de que as personagens possuem elementos comuns entre si, dividimos a pesquisa em dois momentos: no primeiro, discutiremos como se configura o feminino em Saramago sob os aspectos do olhar, do erotismo, da sedução e da magia, para verificar de que maneira são relevantes na configuração de seus papéis no universo masculino; no segundo passo, analisaremos quatro personagens – eva e lilith, de Caim; Blimunda, do Memorial do Convento e a mulher do médico, do Ensaio sobre a cegueira, identificando os elementos apontados anteriormente e comparando-os.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).