Rotas (trans)atlânticas na poesia africana do tempo colonial: o caso Noémia de Sousa

Autores

  • Simone Pereira Schmidt Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v4i7.29737

Palavras-chave:

Poesia moçambicana, Noémia de Sousa, literatura anti-colonial, raça, gênero

Resumo

A partir de meados do século XX, os autores africanos marcam sua produ­ção poética com fortes tons libertários. Consolidava-se, na literatura, um discurso de afirmação identitária que desempenhou importante papel na luta anti-colonial. Dentre esses autores, a moçambicana Noémia de Sousa teve seu lugar de importância, e em sua poesia se pode ler o diálogo trava­do com intelectuais e artistas vinculados, direta ou indiretamente, com as lutas dos negros norte-americanos pelos direitos civis. Este artigo busca interpretar o diálogo estabelecido por Noémia de Sousa, em sua poesia, com os discursos de construção de uma ‘identidade negra’, especialmente no período de consolidação dos movimentos negros no Ocidente e do cres­cimento de uma consciência anti-colonial nos países africanos. Na leitura de alguns poemas da autora moçambicana, pretende-se investigar as rotas traçadas por tais discursos, considerando também as questões de gênero implicadas na obra da poetisa.

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Biografia do Autor

Simone Pereira Schmidt, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2011-11-19

Como Citar

Schmidt, S. P. (2011). Rotas (trans)atlânticas na poesia africana do tempo colonial: o caso Noémia de Sousa. Abril – NEPA / UFF, 4(7), 23-30. https://doi.org/10.22409/abriluff.v4i7.29737