Arte e conhecimento em "Os papéis do inglês" de Ruy Duarte de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v4i7.29741Palavras-chave:
epistemologia, narrativa, arteResumo
O presente texto dedica-se ao estudo de Os Papéis do Inglês, de Ruy Duarte de Carvalho, que busca marcar a legitimidade e o espaço do discurso etnográfico na constituição plena do romance. Abordo três aspectos congruentes e inter-relacionados. O primeiro nomeio genericamente como uma epistemologia, em função de a obra nos apresentar diferentes formas de conhecer e lidar com o mundo. A partir do lugar do antropólogo, o narrador propõe uma lógica de simetria e se distancia dos rumos tomados pelo meio acadêmico, voltando-se para a busca da subjetividade de modo relacional, em função dos outros. O segundo aspecto, atrelado ao primeiro, trata da construção da narrativa, o que é exposto tanto no conteúdo, como na forma. Aqui evidencia-se o uso constante de estruturas metanarrativas: o narrador suspende a narrativa a fim de retomá-la, reconsiderá-la e refletir sobre o caminho que ela irá tomar. Os dois aspectos anteriores dão forma a um terceiro, que consiste em uma proposição estética singular. Conclui-se que o romance mira uma discussão das subjetividades, sempre alçadas em uma relação, cuja experiência é relatada. O romance é formado pelos diferentes discursos, entre eles o etnográfico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).