Costa Andrade e o lapidar da pedra da memória: enlaces entre poesia e pintura

Autores

  • Carmen Lúcia Tindó Secco Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v3i5.29761

Palavras-chave:

poesia, pintura, Angola, Costa Andrade

Resumo

Análise do livro Irritação, de Wayovoka André, um dos pseudôni­mos literários de Fernando Costa Andrade, poeta e pintor angola­no. Irritação estabelece uma correspondência entre a arte da poe­sia e da pintura. Propõe um diálogo entre palavras e cores, traços e escrita, faz não somente uma reflexão acerca da guerra em Angola, mas de sua própria escrita poética e pictórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Tindó Secco, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Português Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade de Lisboa, pesquisador pq - nível 1 c - consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado 4 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas africanas, ficcao angolana, cultura africana, literaturas africanas de lingua portuguesa e poesia moçambicana.

Downloads

Publicado

2010-11-19

Como Citar

Secco, C. L. T. (2010). Costa Andrade e o lapidar da pedra da memória: enlaces entre poesia e pintura. Abril – NEPA / UFF, 3(5), 10-28. https://doi.org/10.22409/abriluff.v3i5.29761