Comunidade e imunidade pós-colonial: o campo literário e cultural nos espaços da língua portuguesa

Autores

  • Alexandre Montaury Baptista Coutinho PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29848

Palavras-chave:

cultura e literatura, modernidade do século XX, comunidade, Portugal, África, Brasil

Resumo

O texto propõe uma sistematização preliminar do quadro de relações literárias e culturais formadas entre artistas e intelectuais angolanos, brasileiros, moçambicanos e portugueses no âmbito das lutas políticas da modernidade do século XX. Partindo do pressuposto de que essas relações geraram um campo cultural específico que configurou e reconfigurou sentidos de comunidade, pretende-se reconstituir a formação de redes intelectuais que, à margem das instituições oficiais, no plano da escrita literária ou da intervenção cultural, se posicionaram frente a desafios políticos comuns nos últimos sessenta anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Montaury Baptista Coutinho, PUC-Rio

Professor Adjunto 2 da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua no Quadro Principal do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Pesquisador do CNPq (PQ-2) e da FAPERJ (JCNE-2012). Coordena projetos de pesquisa centrados no estudo das literaturas de língua portuguesa, com ênfase na literatura portuguesa e nas literaturas africanas de língua portuguesa. Os resultados parciais das pesquisas em andamento são divulgados em capítulos de livros e periódicos da Área. No interior deste campo de estudos, orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado, com especial interesse nos seguintes temas: cotidiano e pós-colonialismo, realismo e testemunho e outras categorias articuladas aos estudos da cultura.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Coutinho, A. M. B. (2015). Comunidade e imunidade pós-colonial: o campo literário e cultural nos espaços da língua portuguesa. Abril – NEPA / UFF, 7(14), 41-54. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29848