‘Novas cartas portuguesas’: um gesto de amor político a muitas mãos

Autores

  • Raquel Goes de Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29851

Palavras-chave:

POLÍTICA, INTERTEXTUALIDADE, ESCRITA FEMININA

Resumo

O trabalho pretende mostrar como o famoso texto português Novas Cartas Portuguesas conseguiu entrar para o imaginário político de uma época, em virtude do contexto de sua publicação – o regime salazarista –, e atravessar gerações como uma obra emblemática, por abordar questões das minorias perseguidas, mas principalmente do papel da mulher em uma sociedade machista. A atenção a esta obra se dá pela sua representatividade política e pela sua inovação como objeto literário. No texto, vemos questões de gênero e autoria sendo discutidas, tendo como subtexto outro emblemático exemplar da literatura portuguesa, as Cartas Portuguesas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Goes de Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF)
    Doutoranda em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa intitulada Re-ler as Cartas Portuguesas. Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Dissertação intitulada O projeto literário Adília Lopes.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

‘Novas cartas portuguesas’: um gesto de amor político a muitas mãos. (2015). Abril – NEPA UFF, 7(14), 79-88. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29851