Implicações pós-colonialistas na obra de José Craveirinha: um povo entre a cruz e a espada

Autores

  • André Boniatti Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29857

Palavras-chave:

José Craveirinha, Pós-colonialismo, Poesia.

Resumo

José Craveirinnha é mormente considerado em sua pátria, Moçambique, seu maior expoente literário, tal qual Camões o é em Portugal, em virtude de ter sido defensor de suas letras e de ter lutado contra a submissão de sua Nação. Sua poesia demarca resistência e imarcescível lirismo, não se reduzindo apenas ao protesto. A universalidade de seus versos alcança seus pares, povos submetidos à imposição cultural e a um processo de aculturação, impossível de ser realizado por completo. No presente artigo, busca-se relacionar sua verve poética com os estudos pós-colonialistas, tentando trazer à tona absurdos da colonização e a tentativa superação de tal realidade, ainda presente em nosso pensamento, a ser descolonizado. Refletem-se aqui, pois, poemas como “África”, “Grito negro”, “Poema do futuro cidadão”, entre outros, transparecendo o brilho e a genialidade de seu autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Boniatti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Formado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/2004), especialista em Literatura Brasileira, pela Faculdade São Braz (2014), e em Educação Especial Inclusiva, pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira (FETREMIS/2012), Mestrando em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/2014-2016), com pesquisa acerca do poeta português Fernando Pessoa e do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Destaca-se ainda pelo trabalho com as Artes Literárias: É poeta, dramaturgo, roteirista e atua também como professor de teatro amador, com diversos trabalhos e projetos na área. Leciona desde 2010 na rede pública estadual de ensino, atuando nas disciplinas de língua portuguesa e inglesa. Publicou o livro "Fragmentos do silêncio (versos esparsos)", além de outros. Também assinou autoria em projetos culturais, sociais e educacionais no município de atuação. É criador e organizador do Seminário da Cultura e das Artes Regionais, sediado no município de Corbélia, em parceria com a UNIOESTE, realizado anualmente desde 2009 a 2012. Exerceu a função de Coordenador Cultural (2008-2010) e Coordenador da Educação em Tempo Integral (2010-2012) do município de Corbélia/PR.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Boniatti, A. (2015). Implicações pós-colonialistas na obra de José Craveirinha: um povo entre a cruz e a espada. Abril – NEPA / UFF, 7(14), 157-169. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29857