A “Secura verde” de Albano Martins

Autores

  • Claudio Alexandre Barros Teixeira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29871

Palavras-chave:

Haicai, montagem, visualidade.

Resumo

No presente artigo, estudaremos as analogias entre o processo criativo de Albano Martins e os recursos tradicionais da poesia japonesa, como a bre­vidade, imagética, paradoxo e a relação entre texto e imagem, de acordo com uma perspectiva sincrônica, que estabelece uma relação dialética en­tre o passado de cultura e o presente de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Alexandre Barros Teixeira, Universidade de São Paulo

Realizou o mestrado e o doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, defendendo tese sobre o tema “A recepção da poesia japonesa em Portugal”. Atual­mente, realiza pós-doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como poeta, publicou diversos livros com o pseudônimo de Claudio Daniel, entre eles Figuras metálicas (São Paulo: Perspectiva, 2004).

Downloads

Publicado

2015-11-18

Como Citar

Barros Teixeira, C. A. (2015). A “Secura verde” de Albano Martins. Abril – NEPA / UFF, 7(15), 85-93. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29871