Poética de Eugênio de Andrade: espaço da (re)configuração do ser

Autores

  • Amanda Aparecida Rodrigueiro UEM

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29872

Palavras-chave:

Eugênio de Andrade. Espaço. Revelação do ser.

Resumo

Com base no contexto cultural em que a poética cria seu próprio sentido de representar o real através da reconquista e autonomia da linguagem, propõe-se discutir os recursos linguísticos da poética de Eugênio de An­drade, que reiteram alguns parâmetros críticos da nova poesia lírica, no sentido de reconfiguração do ser. Pautando-se em breves discussões da crí­tica acerca do subjetivismo anacrônico que demonstra a multiplicidade de vozes individuais, inseridas no sistema literário, na contemporaneidade, pretende-se também fazer uma reflexão sobre a construção poética euge­niana,, trazendo à tona algumas questões da poética moderna como, por exemplo, a noção de crise e a subjetivação e as transfigurações do ser. E, por fim, discutir o processo linguístico peculiar do poeta que vislumbra essas questões humanas, intemporais, por meio de um arranjo bastante parti­cular, a ponto de a crítica literária não inserir sua produção em nenhuma corrente específica, muito embora seja dono de vasta produção literária entre 1940 e 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Aparecida Rodrigueiro, UEM

Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1996), Especialização em Literatura e Ensino (UEM- 2001), Mestrado em Letras (UEM – 2006), com enfoque em Literatura Portuguesa, cujo tema é a poética elementar e imagética de Eugênio de Andrade. Atualmente é professora da rede estadual de ensino do Estado do Paraná e é doutoranda do PLE - UEM, cuja pesquisa enfoca o espaço enquanto revelação lírica, na poética de Eugênio de Andrade.

Downloads

Publicado

2015-11-18

Como Citar

Rodrigueiro, A. A. (2015). Poética de Eugênio de Andrade: espaço da (re)configuração do ser. Abril – NEPA / UFF, 7(15), 95-112. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29872