A face crítica do poeta em ‘Indulgência plenária’, de Alberto Pimenta
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29873Palavras-chave:
Poesia, Crítica, Alberto Pimenta.Resumo
Trata-se de um ensaio, cujo mote incide sobre a maneira de junção entre crítica e poesia, entre ética e estética, no longo poema Indulgência Plenária de Alberto Pimenta. Para o presente propósito, importa considerar a crítica numa dupla acepção: numa das abordagens possíveis, como um viés de leitura que explicita alguns dos procedimentos de linguagem, de modo que a escrita poética é apresentada como procedimento que se dobra sobre o seu próprio meio de efetuação, permitindo que a reflexão e a valorização da escrita seja evidenciada; e, numa outra possibilidade de abordagem, a crítica no sentido mesmo de um exame detalhado seguido de avaliação acerca do fato motivador da elaboração deste longo poema (a saber, a violência – seguida de morte – sofrida pela transexual Gisberta Salce na cidade do Porto), momento em que a conjunção entre ética e estética se fará pertinente. Tendo em vista o fato de que Alberto Pimenta também escreveu ensaios críticos, importa, por fim, considerar esta terceira acepção da crítica: gênero literário característico que servirá como base de algumas das reflexões suscitadas pelo poema. Desse modo, pretendemos pensar crítica e poesia como realizações confluentes na atividade de Alberto Pimenta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).