João Cabral de Melo Neto e a tradição poética portuguesa

Autores

  • Solange Fiuza Cardoso Yokozawa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29874

Palavras-chave:

João Cabral, Cesário Verde, tradição poética.

Resumo

Neste trabalho, proponho acompanhar as complexas relações entre João Cabral de Melo Neto e a literatura portuguesa e o modo como ele se en­tronca nessa literatura por meio de Cesário Verde, cuja poesia despojada de ornamentos retóricos e que privilegia, entre todos os sentidos, uma visão da realidade concreta, fez com que o autor de Serial nele se reconhecesse e o tomasse como o maior poeta português.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Solange Fiuza Cardoso Yokozawa, Universidade Federal de Goiás

    Professora associada da Universidade Federal de Goiás (2002), onde atua em nível de graduação e pós-graduação. Doutorou-se em Letras - Literatura Brasileira, na Univer­sidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Desenvolveu, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, sob supervisão do professor Dr. Arnaldo Saraiva e fi­nanciamento do CNPq, investigação de pós-doutoramento sob o título Reconfigurações da Poesia Lírica em Cesário Verde e João Cabral. Coordena o projeto Poesia Brasileira Contemporânea e Tradição, financiado pela FAPEG. É líder, no Diretório do CNPq, do Grupo Estudos de Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea. Entre várias outras pu­blicações, é autora do livro A Memória Lírica de Mario Quintana (2006) e coorganizadora dos livros O Legado Moderno e A (Dis)solução Contemporânea (2011) e Poesia Brasileira Contemporânea e Tradição (2015).

Downloads

Publicado

2015-11-18

Como Citar

João Cabral de Melo Neto e a tradição poética portuguesa. (2015). Abril – NEPA UFF, 7(15), 127-141. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29874