Poesia e crítica. Palavra e corpo: algumas considerações sobre textos de Mia Couto

Autores

  • Diana Junkes Bueno Martha UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29876

Palavras-chave:

Mia Couto, Metalinguagem, Poesia e resistência.

Resumo

O objetivo deste artigo é aproximar dois textos de Mia Couto, de gêneros diferentes, distantes no tempo. Em ambos, as tensões entre poesia, pensa­mento e vida refletem a postura do escritor diante da linguagem, reivindi­cando para a poeticidade papel transformador tanto da sociedade como da subjetividade lírica. O primeiro de que se tratará é uma intervenção [po­ética] feita em Estocolmo, em 2008; o outro, um poema da primeira fase do autor, Nocturnamente, escrito em 1981. Percebe-se que as figurações autorais em ambos respondem poeticamente a diferentes crises: à crise político-social da África, que ocupa espaço importante na obra de Couto; e à crise da subjetividade lírica, seguindo a senda das reflexões metalinguísti­cas típicas da modernidade, mas a ela acrescentando fator crucial: o corpo, a corporalidade da escritura. Em ambos os textos, intervenção e poema, a linguagem, a reflexão sobre ela e o ser humano têm papel central, seja para reordenar o mundo, seja para ordenar o profundo lirismo do eu-poético. Daí que em ambos, a consciência crítica salte aos olhos, não mergulhada na tradicional discussão da crise, mas partindo desta para pensar os (des)limi­tes da palavra, da poesia em sua resistência, como defende Jean-Luc Nancy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Junkes Bueno Martha, UFSCar

Mestre e doutora em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara. Foi Visiting Scholar das Universidades de Illinois (EUA/2010) e Yale (EUA/2012). Em 2011-2012 realizou pós­-doutorado na USP sobre as relações entre literatura, psicanálise e análise do discurso. É professora de literatura brasileira da UFSCar – onde atua na graduação e pós-graduação. Nessa Universidade, coordena o Grupo de Estudos de Poesia e Cultura e vice-coordena o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. Em 2013 publicou o livro As Razões da Máquina Antropofágica: poesia e sincronia em Haroldo de Campos (Editora da UNESP).

Downloads

Publicado

2015-11-18

Como Citar

Martha, D. J. B. (2015). Poesia e crítica. Palavra e corpo: algumas considerações sobre textos de Mia Couto. Abril – NEPA / UFF, 7(15), 161-171. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29876