O leitor crítico na poesia de Manuel Gusmão
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29878Palavras-chave:
Poesia portuguesa contemporânea, Manuel Gus¬mão, Leitor crítico.Resumo
Na poesia de Manuel Gusmão, o leitor é convidado a participar ativamente das cenas de escrita e de leitura. Para o poeta-crítico, o ato de ler, entendido como prática política e emancipatória, é partilha da experiência estética e desenvolvimento de nossas instâncias sensível-cognitivas, além da aprendizagem do mundo fora e dentro do texto. Nesse sentido, nosso artigo pretende analisar a configuração do leitor crítico a partir de três aspectos presentes na referida poesia – ato de co-moção, construção epistemológica e tessitura errática de habitação. Com essa perspectiva, recorreremos às abordagens teórico-críticas de Roland Barthes, Jacques Rancière e Eduardo Prado Coelho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).