O clássico e o contemporâneo, hoje, em alguma poesia portuguesa contemporânea

Autores

  • Paula Cristina Costa Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29881

Palavras-chave:

Contemporâneo, Moderno, Clássico, Poesia Por¬tuguesa

Resumo

A partir do ensaio de Giorgio Agamben, «O que é o Contemporâneo?» (in Nudez, Relógio d`Água, 2010), pretende-se reflectir sobre o Contemporâ­neo, em geral, e sobre a literatura portuguesa contemporânea, em particu­lar. O Contemporâneo é entendido não como uma categoria histórica ou cronológica, mas sim como uma categoria a-histórica, como o texto que se consegue manter actual ao longo dos tempos. Para exemplificar esta ideia, algumas poéticas de poetas portugueses são tomadas em consideração de modo a estabelecer-se o diálogo entre o clássico e o contemporâneo: Ca­mões, Cesário Verde, Herberto Helder, Ruy Belo, Nuno Júdice, Manuel de Freitas e Gonçalo M. Tavares são alguns desses poetas escolhidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cristina Costa, Universidade Nova de Lisboa

Professora Auxiliar com Agregação, do Departamento de Estudos Portugueses da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Universidade onde realizou a sua Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Áreas Científicas: Literatura Portuguesa Con­temporânea e Literatura Comparada.

Downloads

Publicado

2015-11-18

Como Citar

Costa, P. C. (2015). O clássico e o contemporâneo, hoje, em alguma poesia portuguesa contemporânea. Abril – NEPA / UFF, 7(15), 219-224. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29881