De passagens e paisagens: geografia e alteridades em Ruy Duarte de Carvalho

Autores

  • Rita Chaves Universidade de São Paulo
  • Nazir Ahmed Can Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i16.29886

Palavras-chave:

Ruy Duarte de Carvalho, geografia, alteridades.

Resumo

O presente artigo reflete sobre a importância do espaço e do deslocamento nas narrativas de Ruy Duarte de Carvalho. Fundamental para o alargamento do território literário angolano, a geografia, em sua obra, convida-nos ainda a repensar o lugar das figuras radicalmente excluídas ao longo dos sucessivos regimes de historicidade. Representando as várias faces da alteridade que Angola ainda guarda, esses lugares e personagens permitem ao autor o escrutínio de velhos e novos poderes e, ao mesmo tempo, a criação de veredas para o pensamento artístico e científico. 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n16a348

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Chaves, Universidade de São Paulo

Professora Associada de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1984) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (1993), com dois estágios de Pós-doutorado na Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Angolana, Literatura Moçambicana, África, Angola, Literatura e Antropologia.

Nazir Ahmed Can, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Adjunto A de Literaturas Africanas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Letras pela Universidade do Porto e em Humanidades pela Universitat Pompeu Fabra de Barcelona, mestrado e doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universitat Autònoma de Barcelona e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. É autor de diversos ensaios sobre literaturas africanas de língua portuguesa e francesa.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

Chaves, R., & Can, N. A. (2016). De passagens e paisagens: geografia e alteridades em Ruy Duarte de Carvalho. Abril – NEPA / UFF, 8(16), 15-28. https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i16.29886