Travessias literárias: novas viagens à cidade de Luanda ressignificada

Autores

  • Sheila Ribeiro Jacob UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i16.29891

Palavras-chave:

Luanda, deslocamentos, romances angolanos contemporâneos

Resumo

Durante o período de lutas pela libertação de Angola, a cidade de Luanda tornou-se um dos espaços simbólicos privilegiados dos textos literários, sendo referência para o processo de construção da identidade nacional. Depois de conquistada a independência, autores angolanos passaram a abordar a consequente onda de desilusão e decepções e os novos desa­fios que se colocaram para o país. Nesse processo, Luanda também sofreu ressignificações, tornando-se o ponto de partida para novas e necessárias caminhadas. O objetivo deste trabalho é abordar tais alterações de senti­dos referentes a esse espaço simbólico, a partir de uma breve análise de textos de José Luandino Vieira produzidos durante o período colonial e dois romances angolanos escritos no pós-independência: A casa velha das margens (1999), de Arnaldo Santos, e Mãe, materno mar (2001), de Boa­ventura Cardoso. Nessas obras, Luanda deixa de ser o palco privilegiado dos acontecimentos, dando lugar ao protagonismo do deslocamento dos personagens-guias de ambos os textos e às descobertas de si e do país que suas viagens proporcionam.

---

DOI: http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n16a326

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Ribeiro Jacob, UFF

Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF), desenvolvendo uma pesquisa sobre a literatura angolana do século XIX em diálogo com a contemporânea. Mestre em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na mesma Universidade, com uma dissertação sobre o romance angolano A casa velha das margens, de Arnaldo Santos. Na mesma universidade concluiu o curso de especialização lato sensu Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África, com monografia sobre alguns poetas de Angola dos séculos XIX e XX. É formada em Letras - Português/Literaturas e também em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na UFF. Atualmente atua com ênfase nas literaturas de língua portuguesa, principalmente Angola.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

Jacob, S. R. (2016). Travessias literárias: novas viagens à cidade de Luanda ressignificada. Abril – NEPA / UFF, 8(16), 77-87. https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i16.29891