Mia Couto: um autor em constante deslocamento

Autores

  • Raquel Aparecida Cesar da Silva Universidade de Passo Fundo
  • Márcia Helena Saldanha Barbosa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i16.29895

Palavras-chave:

Mia Couto, Hibridismo, Cultura.

Resumo

A literatura produzida na África ocupa uma posição ainda incerta no pa­norama cultural do Ocidente, tanto pela condição incipiente de sua pro­dução quanto pelo pensamento, profundamente arraigado, de que haveria uma essencialidade africana a ser preservada contra toda e qualquer forma de intercâmbio, inclusive o intercâmbio de ideias. Porém, a verdade é que tal essencialidade, se de fato existiu, há muito que se tornou uma ilusão projetada sobre o continente de fora para dentro. Partindo desse princípio, o trabalho aqui apresentado procura analisar de que maneira a literatura e o pensamento do autor moçambicano Mia Couto, ao se afastarem da su­posta essencialidade africana, aproximam-se do que podemos considerar uma postura pós-modernista. Para tanto, recorremos a obras romanescas e ensaísticas do autor, assim como às ideias de Linda Hutcheon (1991), Homi Bhabha (2014) e Stuart Hall (2006) sobre identidade cultural e artística no pós-modernismo.

---

DOI: http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n16a325

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Aparecida Cesar da Silva, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (bolsista CAPES); Mestra em Letras na área de Produção e Recepção do Texto Literário pela Universidade de Passo Fundo; Graduada em Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas, pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Atuou como pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) CNPq; Possui experiência na área de Literaturas em língua portuguesa, com ênfase nas africanas; Atua, principalmente, em pesquisas relacionadas aos seguintes temas: contexto histórico, identidade cultural, diálogo interartes e paisagem e alteridade em literaturas lusófonas contemporâneas.

Márcia Helena Saldanha Barbosa, Universidade de Passo Fundo

Possui Doutorado em Linguística e Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Mestrado em Linguística e Letras - Teoria da Literatura pela mesma instituição (1992), Especialização em Letras - Literatura Brasileira (1989) pela Universidade Federal de Santa Maria e Graduação em Letras também pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). É Professor Titular III da Universidade de Passo Fundo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras como docente permanente e no Curso de Letras. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Literatura (UPF) e do Grupo de Pesquisa Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa (UFF). Foi Coordenadora do PPGL-UPF de agosto de 2003 a fevereiro de 2007 e membro da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação, vinculada à Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, no mesmo período. Em 2013, realizou estágio pós-doutoral na UFF, desenvolvendo pesquisa sobre as configurações da paisagem e a subjetividade na poesia portuguesa moderno-contemporânea. 

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

Cesar da Silva, R. A., & Saldanha Barbosa, M. H. (2016). Mia Couto: um autor em constante deslocamento. Abril – NEPA / UFF, 8(16), 137-147. https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i16.29895