O corpo amoroso em <i>O livro da paz da mulher angolana, as heroínas sem nome:</i> subsídios para leitura

Autores

  • Maria Salete Daros de Souza Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v9i18.29919

Palavras-chave:

Corpo amoroso, gênero, Guerra Civil angolana

Resumo

Memórias de O livro da paz da mulher angolana, as heroínas sem nome (Kasembe; Chiziane, 2008) embasam a reflexão que este estudo desenvolve a respeito do corpo amoroso das mulheres, por ocasião da Guerra Civil em Angola. Seguindo um percurso de domesticação e de aviltamento do corpo feminino pelas circunstâncias trágicas da guerra – de caráter eminentemente androcêntrico e genderizado –, os corpos dos sujeitos femininos são trazidos à luz da reflexão através de testemunhos de vivências de ultraje, exacerbadas pela propaganda nacionalista da guerra e, em alguns casos, através de memórias de superação e de empoderamento político e social. Neste sentido, este estudo apresenta subsídios para ler o corpo dos sujeitos femininos em diálogo com questões de gênero, de sexualidade, de classe e de raça, cartografado num panorama de gênese histórico-cultural que se complexifica com a problemática da guerra, do colonialismo e do pós-colonialismo.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.2017n18a377

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Salete Daros de Souza, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Maria Salete Daros de Souza é doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC. Realizou doutorado sanduíche no Centro de Estudos Sociais - CES, na Universidade de Coimbra, PT, em 2013/2014, integrando o Programa de Cooperação CAPES/FCT, projeto'Trânsitos Atlânticos: mulheres e experiência pós-colonial' ao abrigo de bolsa da CAPES. Possui título de mestre em Literatura pela UFSC, onde também cursou graduação em Letras. Tem, ainda, o título de especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. É professora dos cursos de Letras e de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque - Unifebe. Autora dos livros: 'A conquista do jovem leitor: uma proposta alternativa' e 'Desamores: a destruição do idílio familiar na ficção contemporânea', além de outros artigos que contemplam áreas em que possui experiência como docente: leitura, literaturas de língua portuguesa, metodologia de ensino, literatura de recepção infantil e juvenil.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

de Souza, M. S. D. (2017). O corpo amoroso em <i>O livro da paz da mulher angolana, as heroínas sem nome:</i> subsídios para leitura. Abril – NEPA / UFF, 9(18), 29-44. https://doi.org/10.22409/abriluff.v9i18.29919