A escrita performática de Al Berto: <i>À procura do vento num jardim d’agosto</i> (1977)
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v9i18.29922Palavras-chave:
Al Berto, Literatura portuguesa, Escrita performática, Edição.Resumo
Este trabalho investiga alguns elementos concernentes ao gênero literário em Al Berto (1948-1997), propondo uma análise acerca de sua escrita em À procura do vento num jardim d’agosto (1977) e como ela se desdobra em questões frequentemente problematizadas na literatura contemporânea, tais como a hibridação de gênero, o próprio fazer literário (e seus paratextos), a relação entre vida e obra, a escrita performática e a criação do nome de autor – Al Berto. A opção por analisar uma única obra tem o objetivo de facilitar a compreensão do funcionamento geral da produção do artista, tendo em vista que se encontram ressonâncias marcantes desse livro ao longo da trajetória do autor.
---
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).