Literatura, cultura e construção de identidades: o velho e o novo, o campo e a cidade em Mia Couto

Autores

  • Maria Auxiliadora Fontana Baseio Universidade de Santo Amaro
  • Lourdes Ana Pereira Silva Universidade de Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v9i19.29938

Palavras-chave:

Identidade, literatura, cidade.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as questões que envolvem a construção da cultura e da identidade a partir das inter-relações velho/novo, campo/cidade. O contexto mais amplo da problematização é a negociação que se estabelece na relação entre velho e cidade na literatura moçambicana e que elege por objeto de análise o conto do autor Mia Couto intitulado “A avó, a cidade e o semáforo”. Metodologicamente, este trabalho é de natureza bibliográfica e tem por principais categorias de observação e análise a cidade e o velho em suas implicações com o conceito de identidade.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.2017n19a405

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Universidade de Santo Amaro

Doutora em Letras, na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo. Mestre em Letras pela mesma universidade. Bacharel em Letras pelo Centro Universitário Ibero-Americano, com Licenciatura Plena em Português-Inglês, e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro,UNISA,São Paulo.É líder de dois grupos de Pesquisa: Arte, Cultura e Imaginário e Estudos Interdisciplinares em Educação, vinculados à Universidade Santo Amaro, e pesquisadora do grupo Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, vinculado à Universidade de São Paulo. 

Lourdes Ana Pereira Silva, Universidade de Santo Amaro

Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Curso de Comunicação da Universidade de Santo Amaro – UNISA, SP. Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-11-21

Como Citar

Baseio, M. A. F., & Silva, L. A. P. (2017). Literatura, cultura e construção de identidades: o velho e o novo, o campo e a cidade em Mia Couto. Abril – NEPA / UFF, 9(19), 85-98. https://doi.org/10.22409/abriluff.v9i19.29938