O singular enfrentamento à ideologia colonial da colecção “autores ultramarinos ” da Casa dos Estudantes do Império
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v10i20.29946Palavras-chave:
Colecção “Autores Ultramarinos”, Casa dos Estudantes do Império, colonialismo, ideologia colonial, violência.Resumo
Tendo a CEI nascido sob os auspícios do então ministro das Colónias de Portugal, Vieira de Machado, como consagração da política de enaltecimento e defesa do império colonial, pode parecer paradoxal que uma instituição que era suposto funcionar como “triunfo do espírito português” pudesse gerar tantos cartuchos fracturantes da consciência histórica do regime. Um desses cartuchos, para além do Centro de Estudos Africanos (criado pelos estudantes da CEI, mas que não funcionava no espaço da CEI), foi a Colecção “Autores Ultramarinos”, em que, não obstante a designação, foram publicadas as obras mais emblemáticas da literatura anticolonial africana. O objectivo deste artigo é revelar os meandros dessa orientação editorial e a sua relação com a “questão colonial” e como ela funcionou como uma estratégia para enfrentar a violência da ideologia colonial cujo objectivo era a subalternização das identidades africanas.
---
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).