Apresentação

Autores

  • Júlio Machado Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Nazir Can Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v10i21.29961

Palavras-chave:

apresentação

Resumo

Apresentação à Abril 21.

 

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/abriluff2018n21a566.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Machado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras/Português pela Universidade de São Paulo, universidade em que obteve o Mestrado com dissertação sobre Manuel Bandeira e a poesia cabo-verdiana. Doutorado em Letras: Estudos Literários (Literatura Comparada) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com projeto sobre Guimarães Rosa e José Luandino Vieira. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, tendo como tema o trauma e o testemunho em literaturas da diáspora africana.Realizou estágios de pesquisa na Université de la Sorbonne-Nouvelle (orientação de Michel Laban) e no Fonds Ricoeur, em Paris. Realizou estágios de docência na USP e na UFMG. Foi professor das Universidades Federais do Amazonas (UFAM) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), bem como da Fundação Belas Artes de São Paulo. Atualmente é professor de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense (UFF). Recebeu, entre outros, os prêmios Xerox/Livro Aberto, com o livro de poemas O Itinerário dos Óleos (ed. Cone Sul), e Nascente (USP/Ed. Abril), pelo livro Mimnas. Como dramaturgo, escreveu Luzia, a convite do Teatro do Brejo Bento. Também a convite, escreveu "Anomias", textos para composição eletroacústica de Bruno Ruviaro (Stanford University).

Nazir Can, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Adjunto de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV) desta mesma instituição. Possui graduação em Letras pela Universidade do Porto, graduação em Humanidades pela Universitat Pompeu Fabra de Barcelona, mestrado e doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universitat Autònoma de Barcelona. Realizou estágios de graduação na Universität Saarbrücken e de doutorado na University of Liverpool (sob orientação de Charles Forsdick). Entre 2012 e 2015 desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (sob supervisão de Rita Chaves). Atuou como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Traducció i Interpretació (Universitat Autònoma de Barcelona) e no Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo). Atualmente é Editor da Revista Mulemba e Editor-assistente da Revista Diadorim, ambas da UFRJ, membro da Comissão Deliberativa do PPGLEV-UFRJ, coordenador do Setor de Literaturas Africanas da UFRJ e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Estudos Africanos. Seu mais recente projeto de pesquisa, que se centra nas relações entre literatura e geografia nos contextos angolano e moçambicano, é financiado pelo Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada e Literaturas Africanas de língua portuguesa e francesa. É autor do livro Discurso e poder nos romances de João Paulo Borges Coelho (Alcance Editores, 2015) e co-organizador dos volumes coletivos ?Hybridations problématiques dans les littératures de locéan Indien (Ille-sur-Têt: Éditions KA, 2010) e ´Visitas a João Paulo Borges Coelho. Leituras, diálogos e futuros (Lisboa: Colibri, 2017).

Downloads

Publicado

2018-12-09

Como Citar

Machado, J., & Can, N. (2018). Apresentação. Abril – NEPA / UFF, 10(21), 9-11. https://doi.org/10.22409/abriluff.v10i21.29961