Confluências entre margens e espacialidades em Luciano Serafim e Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v10i21.29967Palavras-chave:
Luciano Serafim, Guimarães Rosa, crítica cultural.Resumo
O artigo, de natureza comparatista, propõe-se a refletir acerca das noções de espaço e fronteira, nos contos “A outra margem”, de Luciano Serafim (2003), e “A terceira margem do rio”, de Guimarães Rosa (2001). Para tal, elucidaremos a própria ideia de “margem”, a fim de perceber como esta noção se configura a partir dos lugares de enunciação dos objetos em estudo. Baseado numa perspectiva da crítica cultural latino-americana, o artigo busca evidenciar os aspectos de regionalismo crítico e identidade cultural na literatura produzida no Mato Grosso do Sul, tomando como aporte teórico, especialmente, os estudos sobre região desenvolvidos por Bourdieu (1989), bem como as importantes contribuições de Kaliman (1994), Santiago (2000) e Santos (2008, 2009), acerca do regional e dos estudos culturais. Posterior e finalmente, faz-se uma leitura contrastiva das “margens” (enquanto conceito e tal qual se apresentam nas narrativas), adotando um enfoque dos estudos fenomenológicos de Bachelard (1997; 2008) para lançar luz às espacialidades representadas nos contos e as respectivas enunciações destes lugares.
---
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).