Luís Gonzaga Gomes e a Macau mitológica: a afirmação de uma identidade singular
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v10i21.29971Palavras-chave:
Sinologia, mito, Macau.Resumo
Luís Gonzaga Gomes (1907-1976) é um dos mais reputados sinólogos em língua portuguesa. Macaense de nascimento, sua contribuição se estende não apenas ao domínio da historiografia daquele território, mas também ao da filologia, cultura popular, língua e até mesmo da música. Foi um intelectual cujo rigor ajudou a estabelecer uma identidade macaense em termos documentais e científicos. Também coligiu algumas lendas e narrativas míticas correntes em Macau em seu tempo. Neste trabalho, pretendemos evidenciar o quanto o mito, representado aqui por tais narrativas, pode ter auxiliado esse trabalho de fixação identitária.
---
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).