Circulação e recepção literária como forma de procedimento artístico no caso de Fernando Pessoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v12i24.38390

Palavras-chave:

veiculação literária, refuncionalização, arte em campo expandido

Resumo

Baseado em uma específica perspectiva de análise, o presente trabalho visa demonstrar que a realização “performativa” da dramaturgia heteronímica de Fernando Pessoa como a compreendemos somente foi possível devido ao suporte em que se veicularam os textos: sua publicação dispersa em diversas revistas/jornais de literatura em diferentes localidades e por um período prolongado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Ortiz Voser, Universidade Federal de Juiz de Fora

Artista e pesquisador. Graduação em bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialização em Ciências Sociais da Religião pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR-UFJF) e Mestrado em Artes da Cena pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAC-ECO-UFRJ) e Doutorado em andamento em Educação (PPGE-UFJF) Atua nas áreas de Artes e Estudos Culturais: como artista, tem experiência em teatro (ator, diretor), música (cantor, compositor, instrumentista), literatura (prosa, poesia, dramaturgia) e artes visuais (ilustração e design); como pesquisador, atua, no âmbito da Filosofia da Educação, na fronteira entre as artes, a literatura e as ciências humanas.

Downloads

Publicado

2020-06-11

Como Citar

Voser, G. O. (2020). Circulação e recepção literária como forma de procedimento artístico no caso de Fernando Pessoa. Abril – NEPA / UFF, 12(24), 79-90. https://doi.org/10.22409/abriluff.v12i24.38390