Paisagem desbotada nos (des)caminhos da vida: uma leitura de Paisagem com mulher e mar ao fundo, de Teolinda Gersão
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v12i25.42907Palavras-chave:
Memória, paisagem, Paisagem com mulher e mar ao fundo., Teolinda GersãoResumo
A memória exerce papel fundamental na construção da subjetividade, conserva aquilo que, de alguma forma, ficou marcado na trajetória de vida. Consequentemente, os espaços nos quais o sujeito vivencia experiências transformam-se em espaços de memória, já que neles ficam registradas impressões e são capazes de absorver vivências acumuladas. Dessa forma, o trabalho em questão propõe analisar na obra Paisagem com mulher e mar ao fundo de Teolinda Gersão (1982), a relação que a protagonista estabelece com o espaço e a paisagem, e os sentidos que ganham nas suas recordações. A paisagem anunciada no título traduz o tom imagético e acústico que envolve a cena central da narrativa, numa relação simbiótica de presença/ausência. As lembranças da protagonista voltam-se para os espaços de referência, repletos de imagens cindidas, as quais reposicionam o espaço da casa e a paisagem da aldeia e do mar, realçados pelo desejo de realocação de cenas familiares.
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Referências
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