Paisagem desbotada nos (des)caminhos da vida: uma leitura de Paisagem com mulher e mar ao fundo, de Teolinda Gersão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v12i25.42907

Palavras-chave:

Memória, paisagem, Paisagem com mulher e mar ao fundo., Teolinda Gersão

Resumo

A memória exerce papel fundamental na construção da subjetividade, conserva aquilo que, de alguma forma, ficou marcado na trajetória de vida. Consequentemente, os espaços nos quais o sujeito vivencia experiências transformam-se em espaços de memória, já que neles ficam registradas impressões e são capazes de absorver vivências acumuladas. Dessa forma, o trabalho em questão propõe analisar na obra Paisagem com mulher e mar ao fundo de Teolinda Gersão (1982), a relação que a protagonista estabelece com o espaço e a paisagem, e os sentidos que ganham nas suas recordações. A paisagem anunciada no título traduz o tom imagético e acústico que envolve a cena central da narrativa, numa relação simbiótica de presença/ausência. As lembranças da protagonista voltam-se para os espaços de referência, repletos de imagens cindidas, as quais reposicionam o espaço da casa e a paisagem da aldeia e do mar, realçados pelo desejo de realocação de cenas familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Pantoja dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão e Universidade Estadual do Piauí

Pòs-doutoranda em Literatura e Memória pelo Programa de Pós-graduação em Memória Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia - UESB. Bolsista CAPES/PROCAD AMAZONAS. Doutora em Teoria Literária. Profa. de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Prof. dos Programas de Pós-Graduação em Letras de ambas Universidades.

Referências

BACHELAR, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fonstes, 1993.

CHEVALIER, Jean; GREERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Trad. Bera da Costa e Silva; Raul de Sá Barbosa; et al. 17. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

COLLOT, Michel. Do horizonte da paisagem ao horizonte dos poetas. Trad. Eva Nunes Chatal. Ida Ferreira Alves; Márcia Manir Miguel Feitosa (Org.). In: Literatura e paisagem: perspectivas e diálogos. 2. ed. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2013.

GERSÃO, Teolinda. Paisagem com mulher e mar ao fundo. 4. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1996.

LINS, Osman. Lima Barreto e o Espaço Romanesco. São Paulo: Ática. 1976.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjeti¬va. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Cia das Letras; Belo Horizonte, UFMG, 2007.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Santos, S. M. P. dos. (2020). Paisagem desbotada nos (des)caminhos da vida: uma leitura de Paisagem com mulher e mar ao fundo, de Teolinda Gersão. Abril – NEPA / UFF, 12(25), 113-123. https://doi.org/10.22409/abriluff.v12i25.42907