“Não quero / Ter filhos / Gosto muito / De foder / Contigo”: uma leitura sobre o amor e o sexo em Adília Lopes
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v13i26.48568Palavras-chave:
Adília Lopes, Poesia portuguesa contemporânea, Gênero, AmorResumo
O presente artigo busca pensar o lugar representacional da relação amorosa na obra da poeta portuguesa contemporânea Adília Lopes através da leitura de alguns poemas do livro O regresso de Chamilly (2000). Nessa leitura, o lugar da sexualidade vinculada à reprodução é de suma importância para refletir a encenação do corpo sexuado feminino na vivência amorosa. Este trabalho apresenta-se como um adentramento das reflexões abordadas na tese Problemas de gênero, problemas de escrita: estudos das remissões intertextuais à Sylvia Plath na poética de Adília Lopes.
Downloads
Referências
A BÍBLIA. Tradução de João Ferreira Almeida. Rio de Janeiro: King Cross Publicações, 2008.
LOPES, ADÍLIA. Dobra: Poesia Reunida, Lisboa, Assírio & Alvim, 2014.
PLATH, SYLVIA. Collected Poems. Ed. Ted Hughes. London: Faber and Faber Limited, 1981.
PENNA, ANA BEATRIZ AFFONSO. Problemas de gênero, problemas de escrita: estudos das remissões intertextuais à Sylvia Plath na poética de Adília
Lopes. 2019, 194 f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada). Instituto de Letras, Universidade Federal Flumuminense, Niterói, 2019.
SILVA, Sofia Maria de Sousa. Reparar brechas: a relação entre as artes poéticas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Adília Lopes e a tradição moderna, Tese de Doutoramento, Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0310636_07_Indice.html, (consultado a 25.02.2014).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Abril – NEPA / UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).