Caderno de memórias coloniais e Luanda, Lisboa, Paraíso: mulheres narram as ruínas do império

Autores

  • Rafaella Cristina Alves Teotônio Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v13i27.50202

Palavras-chave:

ruína, África, racismo, nostalgia colonial, pós-memória

Resumo

Este ensaio pretende analisar como Caderno de Memórias coloniais (2015) e Luanda, Lisboa, Paraíso (2019), narrativas de Isabela Figueiredo e Djaimilia Pereira de Almeida, buscam abordar as duas faces de uma mesma história: a história da presença portuguesa na África. O trabalho busca discutir como as narrativas dessas duas autoras constroem, a partir das ruínas do Império, visões sobre o processo de colonização e descolonização, trazendo para a Literatura Portuguesa Contemporânea o debate acerca de temas como a nostalgia colonial, o racismo e a pós-memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Cristina Alves Teotônio, Universidade de Pernambuco

É doutora em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Literatura e Interculturalidade pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professora adjunta de Literaturas em Língua Portuguesa na Universidade de Pernambuco (UPE - Campus Mata Norte), sendo também pesquisadora do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE - CELLUPE.

Referências

ALMEIDA, Djaimilia Pereira de. Luanda, Lisboa, Paraíso. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ANTUNES, António Lobo. Os cus de Judas. 21. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2001.

CABAÇO, José Luís. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora, UNESP, 2009.

CARDOSO, Dulce Maria. O retorno. Lisboa: Tinta da China, 2012.

FIGUEIREDO, Isabela. Caderno de Memórias Coloniais. Alfragide: Editorial Caminho, 2015.

JORGE, Lídia. A Costa dos Murmúrios. Lisboa: Dom Quixote, 1988.

KILOMBA, GRADA. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LOURENÇO, Eduardo. Do colonialismo como nosso impensado. (orgs.) RIBEIRO, Margarida Calafate. VECHI, Roberto. Lisboa: Gradiva, 2014.

LOURENÇO, Eduardo. O labirinto da saudade. Rio de Janeiro: Tinta da China, 2016.

MACÊDO, Tania. O Romance Português de Retornados: a viagem de retorno ao Império colonial português. In: Mulemba. Rio de Janeiro. Volume 12. Número 22. Jan/Jun 2020.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido de Retrato do colonizador. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

PADILHA, Laura Cavalcante. Da construção identitária a uma trama de diferenças – Um olhar sobre as literaturas de língua portuguesa. Revista Crítica de Ciências Sociais, 73, dez. 2005, p. 3-28.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005, p. 117-142.

REAL, Miguel. Traços fundamentais da cultura portuguesa. Lisboa: Planeta, 2017.

RIBEIRO, Margarida Calafate. Uma história de regressos: Império, Guerra Colonial e Pós-colonialismo. Porto: Afrontamento, 2003.

SARLO, Beatriz. Tempo Passado: Cultura da Memória e Guinada Subjetiva, São Paulo: Companhia das Letras, Belo Horizonte: UFMG, 2007.

VECCHI, Roberto. A nostalgia colonial no país da saudade: fantasmagorias e pós-memória. In: Confluenze. Vol XII, N.2, 2020.

VECCHI, Roberto. RIBEIRO, Margarida Calafate. A memória poética da guerra colonial de Portugal na África: os vestígios como material de uma construção possível. In: SEDLMAYER, Sabrina. GUINZBURG, Jayme. (orgs.) Walter Benjamim: rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Alves Teotônio, R. C. (2021). Caderno de memórias coloniais e Luanda, Lisboa, Paraíso: mulheres narram as ruínas do império. Abril – NEPA / UFF, 13(27), 151-166. https://doi.org/10.22409/abriluff.v13i27.50202