Gestos artísticos e narrativas pós-memoriais: interrogações pós-coloniais em português

Autores

  • Margarida Calafate Ribeiro Universidade de Coimbra
  • Fátima da Cruz Rodrigues Centro de Estudos Socias

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v13i27.50699

Palavras-chave:

Pós-memória, Narrativas biográficas, Arte, Pós-colonialismos

Resumo

Este artigo oferece as narrativas biográficas de três artistas cujos trabalhos exercem um questionamento pós-memorial sobre o passado colonial português e as suas sombras no presente: Jorge Andrade, ator e encenador, nascido em Moçambique; Délio Jasse, artista visual, nascido em Angola; Vanessa Fernandes, cineasta, nascida na Guiné-Bissau. O nosso ponto de partida assenta numa reconceptualização do conceito de pós-memória desenvolvido no âmbito do projeto Memoirs – Filhos de Império e Pós- -Memórias Europeias, que identifica a herança colonial como uma questão transversal para a definição da Europa contemporânea. O nosso objetivo é o de proporcionar narrativas biográficas que permitam refletir sobre o impacto do final do colonialismo português nas memórias, nas vidas e nas produções artísticas de uma geração herdeira da experiência dos processos de descolonização de territórios colonizados por Portugal.

Downloads

Biografia do Autor

Margarida Calafate Ribeiro, Universidade de Coimbra

É investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP). É doutorada em Estudos Portugueses pelo King´s College, Universidade de Londres (2001), mestre pela Universidade Nova de Lisboa e licenciada pela Universidade de Aveiro. É professora no programa de doutoramento Pós-Colonialismos e Cidadania Global(CES/ FEUC) da Universidade de Coimbra e, com Roberto Vecchi, responsável pela "Cátedra Eduardo Lourenço", Camões / Universidade de Bolonha e a coordenação de cursos de pós-gradução e-learning do Camões Instituto da Língua e Cooperação.É membro da comissão científica do laboratório de investigação "LABEX - Les passés dans le présent", Universidade de Paris Nanterre e da Comissão Científica Editorial da Secretaria de Estado das Comunidades/ Imprensa Nacional Casa da Moeda. Em 2015 recebeu uma bolsa Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com o projeto de investigação «MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias», que coordena no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É autora, co-autora e organizadora de vários livros, capítulos de livros e artigos.

Fátima da Cruz Rodrigues, Centro de Estudos Socias

É licenciada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1992), mestre em Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1999) e doutorada em Sociologia pela Universidade, em 2013, com o apoio de uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a tese "Antigos Combatentes Africanos das Forças Armadas Portuguesas: a Guerra Colonial como Território de (Re)conciliação", vencedora do Prémio Fernão Mendes Pinto 2014. É investigadora no âmbito do projeto internacional "Memoirs, Filhos de Império e Pós-memórias Europeias", European Research Council, a decorrer no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra e é vice-chair da Ação COST: CA18228 - Global Atrocity Justice Constellations. Os seus principais interesses de pesquisa giram em torno de diversas problemáticas relacionadas com as guerras coloniais/guerras de libertação, memória e pós-memória, colonizações/descolonizações e pós-colonialismos, crimes cometidos em contextos de guerras. 

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Ribeiro, M. C., & da Cruz Rodrigues, F. (2021). Gestos artísticos e narrativas pós-memoriais: interrogações pós-coloniais em português. Abril – NEPA / UFF, 13(27), 17-43. https://doi.org/10.22409/abriluff.v13i27.50699