Erro e ritmo: Herberto Helder e o projeto nietzschiano de transvaloração de todos os valores

Autores

  • Fernando Velasco Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i30.55862

Palavras-chave:

Herberto Helder, Nietzsche, Erro, Ritmo

Resumo

Herberto Helder é um herdeiro privilegiado de Nietzsche. Reciprocamente, a filosofia nietzschiana oferece fortes subsídios à leitura do poeta. Este ensaio pretende inventariar uma pequena fração deste rico parentesco. Para demonstrar que Herberto Helder concretiza no plano artístico a transvaloração de todos os valores que Nietzsche projeta em âmbito filosófico, são examinadas as noções helderiano-nietzschianas de “erro” e “ritmo”, a partir das quais o poeta investe sua escrita do vigor crítico e da eficácia produtiva que distinguem a obra do filósofo. Com a noção de “erro”, Herberto Helder desmantela o fundamento moral dos valores do Ocidente. Com a ideia de “ritmo”, dá forma à sua própria cosmologia, para a qual o único critério legítimo para a criação de valores é a vida, concebida como vontade de potência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Velasco, Universidade do Porto

Doutorando em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos na Universidade do Porto. Investigador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Comunicação Social pela mesma instituição. Roteirista de cinema e televisão.

Referências

HELDER, Herberto. Poemas Bestiais. Funchal: Tipografia Camões, 1954.

HELDER, Herberto. A Faca não Corta o Fogo — Súmula & Inédita. Lisboa: Assírio e Alvim, 2008.

HELDER, Herberto. Os Passos em Volta. Rio de Janeiro: Tinta-da-China Brasil, 2016.

HELDER, Herberto. Poemas Completos. Rio de Janeiro: Tinta-da-China Brasil, 2017.

HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. Rio de Janeiro: Tinta-da-China Brasil, 2017a.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou Helenismo e Pessimismo. Trad.: Jacob Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras: 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ídolos ou como se filosofa com o martelo. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. Trad.: Paulo César de Souza. Companhia de Bolso, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. “Fragmento póstumo inverno 1883/1884”. In: BRANCO, Maria João Meyer: Arte e filosofia no pensamento de Nietzsche, tese de doutoramento apresentada à Universidade Nova de Lisboa, apêndice, 2010.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos Póstumos 1885-1887. Trad.: Marco Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. Cinco prefácios para cinco livros não escritos Trad.: Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013a.

NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos Póstumos 1884-1885. Trad.: Marco Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

Downloads

Publicado

2023-04-23

Como Citar

Velasco, F. (2023). Erro e ritmo: Herberto Helder e o projeto nietzschiano de transvaloração de todos os valores. Abril – NEPA / UFF, 15(30), 99-118. https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i30.55862

Edição

Seção

Artigos