A poética do erro próprio como autonomia e libertação em António Maria Lisboa, Mário Cesariny e Luiz Pacheco

Autores

  • Rui Sousa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i30.56219

Palavras-chave:

Erro Próprio, Autonomia, Libertação, Crítica, Abjeccionismo

Resumo

Em 1950, António Maria Lisboa fez duas leituras públicas do seu manifesto Erro Próprio, um texto no qual convergem as mais importantes teses do seu pensamento crítico. Entre outros assuntos, esse texto propõe um entendimento da condição poética assente na valorização do percurso individual construído a partir da plena afirmação dos erros que inevitavelmente caracterizam todas as experiências, sobretudo aquelas que se afirmam em ruptura relativamente aos padrões estabelecidos pela sociedade. As teses de António Maria Lisboa tiveram grande repercussão no anti-grupo Os Surrealistas, nomeadamente na constituição do conceito de Abjeccionismo. Mário Cesariny e Luiz Pacheco foram dois dos autores que mais dialogaram criticamente com o conteúdo do texto Erro Próprio, aproveitando de diferentes modos a associação entre liberdade, autonomia e erro para os seus próprios projectos autorais. Esse texto expõe as principais conclusões teóricas de António Maria Lisboa, apresentando alguns exemplos do diálogo crítico por ele iniciado; desse modo, a questão do erro próprio é situada no cerne do percurso entre o Abjeccionismo da década de 40 e o Neo-Abjeccionismo de Luiz Pacheco, na década de 60.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Sousa, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL)

Rui Sousa (1985) é investigador contratado no CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias. Concluiu mestrado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2009) e doutoramento na mesma universidade em 2019. Publicou o livro A Presença do Abjecto no Surrealismo Português (2016) e tem publicado artigos e capítulos de livros dedicados ao Modernismo e ao Surrealismo em Portugal. Desenvolve neste momento uma investigação sobre as singularidades dos movimentos modernistas no contexto português.

Downloads

Publicado

2023-04-23

Como Citar

Sousa, R. (2023). A poética do erro próprio como autonomia e libertação em António Maria Lisboa, Mário Cesariny e Luiz Pacheco. Abril – NEPA / UFF, 15(30), 69-83. https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i30.56219

Edição

Seção

Artigos