Desassossego, poética da errância

Autores

  • Annita Costa Malufe Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) / Universidade de Salamanca
  • Karen Cristina Teixeira Pellegrini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i30.56341

Palavras-chave:

Fernando Pessoa, Livro do desassossego, Erro, Errância, Real

Resumo

O artigo busca mapear a presença do termo “erro” no Livro do desassossego, de Fernando Pessoa, tendo por objetivo debater o uso dos conceitos de verdade/mentira, real/imaginário, em sua poética, explicitando a subversão aí implícita e mostrando a sua expressão em uma poética da errância. Para tanto, a argumentação divide-se em dois momentos: primeiramente, debate o uso do erro em alguns fragmentos do Livro, em especial em sua relação com o sonho e as sensações; e, a seguir, analisa a errância como movimento de sua escrita, decorrente da própria dinâmica de desassossego, compreendida enquanto devir, sempre avessa à fixação e à identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annita Costa Malufe, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) / Universidade de Salamanca

Investigadora contratada (María Zambrano) da Universidad de Salamanca, junto ao Grupo de Investigación Distinguido Estudios Portugueses y Brasileños. Docente da pós-graduação stricto senso em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Bolsista Produtividade CNPq. Atualmente, como colaboradora, desenvolve projeto de investigação no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto.

Karen Cristina Teixeira Pellegrini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (CAPES), com trabalho sobre o Livro do desassossego, sob orientação da Profa. Dra. Annita Costa Malufe. Realizou estágio sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, com coorientação da Profa. Dra. Ana Godinho Gil.

Downloads

Publicado

2023-04-23

Como Citar

Malufe, A. C., & Teixeira Pellegrini, K. C. (2023). Desassossego, poética da errância. Abril – NEPA / UFF, 15(30), 33-48. https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i30.56341

Edição

Seção

Artigos