Desassossego, poética da errância

Autores

  • Annita Costa Malufe Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) / Universidade de Salamanca
  • Karen Cristina Teixeira Pellegrini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i30.56341

Palavras-chave:

Fernando Pessoa, Livro do desassossego, Erro, Errância, Real

Resumo

O artigo busca mapear a presença do termo “erro” no Livro do desassossego, de Fernando Pessoa, tendo por objetivo debater o uso dos conceitos de verdade/mentira, real/imaginário, em sua poética, explicitando a subversão aí implícita e mostrando a sua expressão em uma poética da errância. Para tanto, a argumentação divide-se em dois momentos: primeiramente, debate o uso do erro em alguns fragmentos do Livro, em especial em sua relação com o sonho e as sensações; e, a seguir, analisa a errância como movimento de sua escrita, decorrente da própria dinâmica de desassossego, compreendida enquanto devir, sempre avessa à fixação e à identidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Annita Costa Malufe, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) / Universidade de Salamanca

    Investigadora contratada (María Zambrano) da Universidad de Salamanca, junto ao Grupo de Investigación Distinguido Estudios Portugueses y Brasileños. Docente da pós-graduação stricto senso em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Bolsista Produtividade CNPq. Atualmente, como colaboradora, desenvolve projeto de investigação no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto.

  • Karen Cristina Teixeira Pellegrini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

    Doutora em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (CAPES), com trabalho sobre o Livro do desassossego, sob orientação da Profa. Dra. Annita Costa Malufe. Realizou estágio sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, com coorientação da Profa. Dra. Ana Godinho Gil.

Downloads

Publicado

2023-04-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desassossego, poética da errância. (2023). Abril – NEPA UFF, 15(30), 33-48. https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i30.56341