“A mão deformada”: o riso subversivo de Patrícia Lino
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v16i33.64448Palavras-chave:
Patrícia Lino, Riso, Apropriação, Paródia, IroniaResumo
Reflexão sobre a poesia de Patrícia Lino a partir da dicção risível e paródica que promove outras possibilidades de criação poética por meio de práticas de apropriação e de fricção de códigos. Presença da comicidade como es- tratégia ridicularizadora de lugares-comuns sobre o imaginário colonial. Construções de cantos paralelos que valorizam o afeto por meio do riso. Presença da ironia como estratégia corrosiva de discursos eurocêntricos ex- cludentes. Desmonte de mentalidades de teor machista, patriarcal e purista. A poesia como lugar de encontro de dissidentes por meio do cruzamento de culturas, línguas e textualidades, o que revela seu caráter exofônico graças às estratégias de mobilidade e de migração.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. O riso. Ensaio sobre a significação da comicidade. Tra- dução Maria Adriana Camargo Cappello. São Paulo: Edipro, 2018.
ECO, Umberto. História da feiura. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Ja- neiro: Record, 2007.
ECO, Umberto. O cômico e a regra. In: Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
FRYE, Northrop. O mithos do inverno: a ironia e a sátira. In: Anatomia da crítica. São Paulo: Cultrix, 1973.
JENNY, Laurent. A estratégia da forma. In: Poétique: Intertextualidades. Coimbra: Almedina,1979, p. 5-49.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 2005.
HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Tradução Júlio Jeha. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Tradução Tereza Louro Peres. Lisboa: Edições 70, 1985.
LINO, Patrícia. A ilha das afeições. São Paulo: Círculo de Poemas, 2023.
LINO, Patrícia. No es esto un libro/Não é isto um livro. Traducción Jeróni- mo Pizarro. Puro Pássaro: Bogotá, 2020.
LINO, Patrícia. O Kit de Sobrevivência do Descobridor Português no Mundo Anticolonial. 2. Ed. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2022.
LINO, Patrícia. Poems. Disponível em: https://www.patricialino.com/poems. html. Acesso em 03/mai/2024.
LINO, Patrícia. Poetographica. Disponível em: http://www.patricialino.com/ poetographica. Acesso em 02/mai/2024.
MINOIS, George. História do riso e do escárnio. Tradução Maria Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: Editora Unesp, 2003.
PERLOFF, Marjorie. Gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Tradução Adriano Scandolara. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
PEDROSA, Celia. et al.. Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
PEDROSA, Celia. Poesia, crítica, endereçamento. In: KIFFER, Ana; GARRA- MUÑO, Florencia. Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 69-90.
PINTO, Débora. Introdução. In: BERGSON, Henri. O riso. Ensaio sobre a significação da comicidade. Tradução Maria Adriana Camargo Cappello. São Paulo: Edipro, 2018, p. 7-33.
VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2019.
ROSE, Margaret. Parody: ancient, modern, and post-modern. New York: Cambridge. University Press, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Abril – NEPA / UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).