“Vivo entre mim e a angústia de mim”: breve ensaio sobre Urdindo palavras no silêncio dos dias, de Vera Duarte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/m84xga40

Palavras-chave:

Vera Duarte, Poesia caboverdiana, Literatura e pandemia, Urdindo palavras no silêncio dos dias

Resumo

Vera Duarte, um dos grandes nomes da Literatura de Cabo Verde contem-porânea, publicou, em 2024, uma obra que acreditamos que seja uma das mais significativas da poesia em Língua Portuguesa no momento: Urdindo palavras no silêncio dos dias: poemas de um tempo de pandemia, que, conforme sinaliza o subtítulo, oferece ao leitor um tecido de reflexões várias, sobre temas diversos, gestadas em um período extremamente difícil e atípico que mexeu com o humano em nós, que, talvez, mude para sempre os destinos da Terra, a pandemia de COVID-19. O livro está dividido em quatro “estações”, cada uma com uma temática, ao longo das quais estão agrupados poemas de um sentir profundo e subjetivo: a primeira pensa, politicamente, as questões étnico-raciais que se perpetuam no tempo; a segunda tece um “ensaio poético” sobre o amor e suas nuances; a terceira cogita sobre a palavra, suas possibilidades e subjetividades; a quarta acolhe vivências e lembranças que (con)formam o eu como si-mesmo e como outro. O objetivo deste estudo é explorar, em linhas gerais, as interfaces, os sentidos e sentimentos evocados pela, para e sobre a palavra poética por meio da qual Vera Duarte nos estimula a revisitar os tempos pandêmicos que, hoje, soam à memória quase como uma ficção distópica. Nossa leitura partirá da divisão quádrupla da obra, com especial atenção às suas denominações e relações de sentido destas com algumas referências externas a ela, e será teoricamente orientada, primordialmente, por Simone Caputo Gomes, Carla Akotirene e Paul Ricoeur.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cátia Monteiro Wankler, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

    Professora Titular do Curso de Letras da UFRR. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL/UFRR. Pós-Doutorado em Letras (UNIR). Doutora em Teoria da Literatura (PUCRS). Mestre em Literatura Portuguesa (UFF). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Literatura e Identidade-GPLId (UFRR/CNPq) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Africanidades, Literaturas e Minorias Sociais (UFRR/CNPq) e da Cátedra Amazonense de Estudos Literários e da Cultura-CAEL (UEA/CNPq).

  • Veronica Prudente Costa, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

    Professora Adjunta do Curso de Letras da UFRR. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL/UFRR. Pós-Doutorado em Letras (UFF). Doutora e Mestre em Literaturas Portuguesa e Africanas (UFRJ). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Literatura e Identidade-GPLId (UFRR/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Africanidades, Literaturas e Minorias Sociais (UFRR/CNPq) e membra do Grupo de Pesquisa Literatura e Antropologia: Cartografias e Outros Procedimentos Narrativos (UFRRJ/CNPq).

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BARROS, Flávia Aninger de. Prefácio: uma primeira aproximação. In: CONCEIÇÃO, Kátia Cilene Silva Santos; ARAÚJO, Jean Marcel Oliveira (Orgs.). Literatura em pandemia: Epos-Cronos e Estações Brasil. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2021. 539p.

CONCEIÇÃO, Kátia Cilene Silva Santos; ARAÚJO, Jean Marcel Oliveira. Apresentação: Leitura em pandemia: Epos-Cronos e Estações Brasil. In: CONCEIÇÃO, Kátia Cilene Silva Santos; ARAÚJO, Jean Marcel Oliveira (Orgs.). Literatura em pandemia. Epos-Cronos e Estações Brasil. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2021. 539p.

DUARTE, Vera. Por grandes causas, pela vida e pelas pessoas. Nós Genti-

-Cabo Verde. Junho, 2012. Disponível em: https://nosgenti.com/vera-duarte-por-grandes-causas-pela-vida-e-pelas-pessoas/. Acesso em: 15/12/2023.

DUARTE, Vera. Urdindo palavras no silêncio dos dias: poemas de um tempo de pandemia. 2. ed. Rio Pardo, RS: Casa Brasileira de Livros, 2024.

GOMES, Simone Caputo. A escrita literária de Dina Salústio e Vera Duarte: resistindo à persistência de um cânone de perspectiva masculina. Literafro

- O portal da literatura Afro-Brasileira. Disponível em: http://www.letras. ufmg.br/literafro/arquivos/autoras/Simone_1_artigo_lit_Cabo_Verde.pdf. Acesso em: 11/10/2024.

GOMES, Simone Caputo. Amanhã Amadrugada 30 Anos: a Literatura de Vera Duarte de Cabo Verde para o Mundo. Itinerários: Revista de Literatura. n. 58, 2024. p. 259-270. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp. br/itinerarios/article/view/18718/18088. Acesso em 12/09/2024.

GOMES, Simone Caputo. Cabo Verde: literatura em chão de cultura. Cotia, SP/Praia: Ateliê Editorial/Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2008.

PEREIRA, Érica Antunes. Vera Duarte: “a mulher cabo-verdiana é uma personagem interessante”. Scripta, Belo Horizonte, v. 14, n. 27, p. 105-202, 2º sem. 2010. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4331/4478. Acesso em: 08/05/2024.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Trad. Lucy Moreira Cesar. Campinas, SP: Papirus, 1991.

ROZÁRIO, Denira. Vera Duarte. Palavra de poeta: Cabo Verde e Angola-

-entrevistas, antologias, bibliografias dos maiores poetas de Cabo Verde e Angola. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

SANTIAGO, Ana Rita. Vera Duarte: entre cenas socioculturais e paixões literárias. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 30, n. 1, 2018. pp. 105-111. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9900. Acesso em: 16 out. 2023.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

“Vivo entre mim e a angústia de mim”: breve ensaio sobre Urdindo palavras no silêncio dos dias, de Vera Duarte. (2025). Abril – NEPA UFF, 17(35), 107-121. https://doi.org/10.22409/m84xga40