A construção de relações interpessoais no ambiente de trabalho para a população LGBTQIAPN+: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v7i2.55228Resumo
O presente estudo, busca realizar uma revisão integrativa acerca dos estudos que abordam a construção de relações interpessoais no ambiente de trabalho sob a perspectiva da população LGBTQIA+. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no período de agosto de 2021 a julho de 2022, utilizando artigos, teses, monografias e dissertações publicados entre 2012-2022, em inglês, espanhol e português. As buscas foram realizadas nas bases de dados SCOPUS (Elsevier©), Web Of Science (Clarivate©), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Scholar Web Search. Foram recolhidos 186 estudos científicos e após a seleção e triagem com base nos critérios de inclusão, foram selecionados 24 estudos do Brasil, USA, Holanda, Suécia, Itália, Portugal, Colômbia e Reino Unido. Segundo a literatura cientifica, as relações interpessoais para a população LGBTQIA+, sofre com influências de dinâmicas sociais e políticas reproduzidas no ambiente de trabalho. Tais como: reconhecimento e relações de poder desiguais baseados na sexualidade, casos de preconceitos, violências, discriminação, assédio, intolerância e sofrimento no mercado de trabalho. Que impactam no funcionamento e rendimento de empresas e seus respectivos funcionários, além de gerar impactos complexos na saúde de seus trabalhadores. O estudo revela a importância e necessidade de iniciativas, ações e políticas institucionais na busca pela valorização da diversidade organizacional, inclusão e na construção de ambientes de trabalho saudáveis. Incluindo o combate à discriminação por gênero e sexualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-12-27 (3)
- 2022-12-27 (2)
- 2022-12-26 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).