A construção de relações interpessoais no ambiente de trabalho para a população LGBTQIAPN+: Revisão Integrativa

Autores

  • André de Souza Melo Universidade do Estado da Bahia
  • Marta Pereira Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Mateus dos Santos Brito Universidade Federal da Bahia/ Instituto de Saúde Coletiva (UFBA/ISC) https://orcid.org/0000-0003-0763-7664

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v7i2.55228

Resumo

O presente estudo, busca realizar uma revisão integrativa acerca dos estudos que abordam a construção de relações interpessoais no ambiente de trabalho sob a perspectiva da população LGBTQIA+. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no período de agosto de 2021 a julho de 2022, utilizando artigos, teses, monografias e dissertações publicados entre 2012-2022, em inglês, espanhol e português. As buscas foram realizadas nas bases de dados SCOPUS (Elsevier©), Web Of Science (Clarivate©), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Scholar Web Search. Foram recolhidos 186 estudos científicos e após a seleção e triagem com base nos critérios de inclusão, foram selecionados 24 estudos do Brasil, USA, Holanda, Suécia, Itália, Portugal, Colômbia e Reino Unido. Segundo a literatura cientifica, as relações interpessoais para a população LGBTQIA+, sofre com influências de dinâmicas sociais e políticas reproduzidas no ambiente de trabalho. Tais como: reconhecimento e relações de poder desiguais baseados na sexualidade, casos de preconceitos, violências, discriminação, assédio, intolerância e sofrimento no mercado de trabalho. Que impactam no funcionamento e rendimento de empresas e seus respectivos funcionários, além de gerar impactos complexos na saúde de seus trabalhadores. O estudo revela a importância e necessidade de iniciativas, ações e políticas institucionais na busca pela valorização da diversidade organizacional, inclusão e na construção de ambientes de trabalho saudáveis. Incluindo o combate à discriminação por gênero e sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Souza Melo, Universidade do Estado da Bahia

Discente do curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia (2022).

Marta Pereira Santos, Universidade do Estado da Bahia

Psicóloga pela Universidade Estadual da Paraíba (2001), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004) e Gestão empresarial pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (2003) e docente do curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia (2022).

Mateus dos Santos Brito, Universidade Federal da Bahia/ Instituto de Saúde Coletiva (UFBA/ISC)

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Social da Bahia (2019), mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia/Instituto de Saúde Coletiva (2022) e especialista pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase na População do Campo pela Universidade de Pernambuco (2022).

Downloads

Publicado

2022-12-26 — Atualizado em 2022-12-27

Versões

Edição

Seção

Administração Brasileira