A psicologia de David McClelland e a empreendedorização do Brasil

Autores

  • Flávia Manuella Uchôa de Oliveira Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP / Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM https://orcid.org/0000-0002-6847-8436

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v9i2.61553

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Neoliberalismo, Estado, Brasil

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir como as pesquisas do psicólogo estadunidense David McClelland serviram para o desenvolvimento do empreendedorismo, como racionalizado e institucionalizado no Brasil, isto é, para a empreendedorização de nossa sociedade. Baseadas em uma revisão narrativa e em análise documental, a partir de materiais produzidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, buscamos demonstrar a presença das ideias desse psicólogo para a promoção do comportamento empreendedor em treinamentos promovidos por esse serviço paraestatal. A partir da discussão levada a cabo, indicamos como a psicologia de McClelland serviu para a disseminação de um modelo de comportamento útil para o contexto político e econômico, e para administração da força de trabalho no neoliberalismo. Compreender o papel da disciplina psicológica para promoção do empreendedorismo pelo Estado brasileiro nos permite questionar uma visão positiva, hegemônica na literatura psicológica e da administração sobre o tema, considerando também os impactos da inserção individual no mercado de trabalho para a precarização e insegurança psicossocial na vida da maioria das trabalhadoras e dos trabalhadores.

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Biografia do Autor

Flávia Manuella Uchôa de Oliveira, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP / Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

É Doutora (2020) e Mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo sob orientação da Professora Leny Sato. Realizou período de doutorado sanduíche na Escola de Ciências Sociais da Universidade de Cardiff pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, sob co-orientação da Professora Valerie Walkerdine. Realiza estudos pós-doutorais pela Universidade de Cardiff, voltados à pobreza multidimensional e à precarização. É docente no curso de Psicologia da Universidade Nove de Julho. É Professora Substituta na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos em Ação Clínica e Saúde da Universidade de Pernambuco (LACS-UPE). É membro do Laboratório de Estudos do Trabalho, Movimentos Sociais e Políticas Sociais (TraMPos) do Instituto de Psicologia da USP. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Suas áreas de interesse são psicologia social do trabalho; psicologia das organizações e do trabalho; psicologia social. Além disso, tem experiência de mais de dez anos como especialista e consultora em gestão de pessoas em empresas multinacionais e nacionais.

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Publicado

2024-12-06

Edição

Seção

Estado, Organizações e Sociedade