Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-06-18. Leia a versão mais recente.

Desempenho Logístico e Satisfação do Cliente na Agroindústria

Uma análise dos indicadores-chave e seu impacto no n´vel de serviço

Autores

  • Leandro José Riva Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v9i1.62459

Resumo

RESUMO

O objetivo deste artigo foi o de mensurar o impacto que o desempenho logístico tem no nível de serviço de uma agroindústria. Para isso foi utilizado uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, com a aplicação de Regressão de dados em Painel em dados de 12.240 clientes do período de outubro de 2022 a setembro de 2023 disponibilizados pela própria empresa objeto deste estudo. Foi realizado a regressão de dados em painel, sendo inseridos indicadores de desempenho dos clientes que representavam os objetivos de desempenho: qualidade, tempo, confiabilidade, custo, produtividade e flexibilidade como variáveis independentes e o nível de serviço, representado pela OTIF, como variável dependente. Como resultados foi obtido que as hipóteses dos objetivos de desempenho qualidade, confiabilidade e flexibilidade foram confirmadas, já as hipóteses relacionadas a tempo e produtividade foram confirmadas parcialmente, uma vez que apresentaram significância, mas apresentaram resultado inverso ao previsto. Quanto a hipótese do objetivo de custo foi rejeitada, já que que não apresentou significância.

 

Palavras-chave: Logística; Nível de Serviço; Desempenho: Objetivos de Desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal. (2023). Relatório Anual. São paulo: ABPA.

Alexandre, J., & Neves, B. (2018). Modelo de Equações Estruturais: Uma Introdução Aplicada. Brasília: Enap.

Almeida, C. M., & Schüter, M. R. (2012). Estratégica Logística. Curitiba: Iesde Brasil.

Alves, J. A., & Pereira, F. A. (2020). Logística e Cadeia de Suprimentos: Uma abordagem estratégica e integrada. Pearson Education do Brasil.

Araújo, R. d. (2008). Robustecimento da Gestão Logística Através da Implantação de Desempenho OTIF. 63º Congresso Anual da ABM. São Paulo: ABM.

Ballou, R. H. (2006). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman.

Ballou, R. H. (2012). . Logística Empresarial: Transporte, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Atlas.

Barbosa, C. L., Braga, M. d., & Galves, M. L. (2013). ANÁLISE DO PLANEJAMENTO E COLABORAÇÃO EM TRANSPORTES DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS. Belém: XXVII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Acesso em 22 de Dezembro de 2023, disponível em https://www.anpet.org.br/ssat/interface/content/autor/trabalhos/publicacao/2013/323_AC.pdf

Baruffaldi, G., Accorsi, R., Manzini, R., & Ferrari, E. (16 de 11 de 2020). Warehousing process performance improvement: a tailored framework for 3PL. Business Process Management Journal, pp. 1619-1641.

Basu, A., & Rajiv, L. (2011). The impact of product returns on customer satisfaction. Journal of Marketing, pp. 1-14.

Bazani, C. L. (2017). DESEMPENHO LOGÍSTICO DO BRASIL NO MERCADO INTERNACIONAL: ANÁLISE DO ÍNDICE LPI. Uberlândia: Dissertação - Universidade Federal de Uberlândia UFU.

Bowersox, D. J., & Closs, J. G. (2001). Logística empresarial: O processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas.

Bowersox, D., Closs, D., Cooper, M. B., & Bowersox, J. C. (2012). Supply Chain Logistics Management. Nova York: McGraw Hill.

Bowersox, D., Cooper, D. J., & Bowersox, J. C. (2014). Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Porto Alegre: AMGH.

Braga, R. A., Pereira, N. F., Barbosa, L. C., & Mapa, S. M. (2023). Aplicação da metodologia DMAIC na análise do indicador OTIF em uma indústria metal mecânica. Brazilian Journal of Production Engineering, pp. 132-150.

CEPEA. (30 de 06 de 2023). Mercado de Trabalho do Agronegócio. Fonte: CEPEA ESALQ USP: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/mercado-de-trabalho-do-agronegocio.aspx

CEPEA. (30 de 06 de 2023). PIB do Agronegócio Brasileiro. Fonte: CEPEA ESALQ: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/pib-do-agronegocio-brasileiro.aspx

Chen, Y.-S., Cheng, C.-H., & Lai, C.-J. (2012). Extracting performance rules of suppliers in the manufacturing industry: an empirical study. Journal of Intelligent Manufacturing , pp. 2037–2045.

Cho, D. W., Lee, Y. H., Ahn, S. H., & Hwang, M. K. (2012). A framework for measuring the performance of service supply chain management. Computers & Industrial Engineering, pp. 801-818.

Choy, K. L., Harry, K. H., Lee, W. B., & Chan, F. T. (01 de 06 de 2007). Development of performance measurement system in managing supplier relationship for maintenance logistics providers. Benchmarking: An International Journal, pp. 352-368.

Christopher, M. (2019). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Cengage Learning.

Christopher, M., Peck, H., & Towill, D. R. (2006). A taxonomy for selecting global supply chain strategies. International Journal of Logistics Management, pp. 277-287.

Cirtita, H., & Glaser‐Segura, D. A. (09 de 03 de 2012). Measuring downstream supply chain performance. Journal of Manufacturing Technology Management, pp. 299-314.

Closs, D. J., & Bowersox, D. J. (2004). Logistica Empresarial - O Processo De Integracao Da Cadeia De Suprimentos . São Paulo: Atlas.

Corrêa, H. L. (2010). Gestão De Redes De Suprimento: Integrando Cadeias De Suprimento No Mundo Globalizado. São Paulo: Atlas.

Costa, L. R., & Oliveira, E. A. (2022). Logística Empresarial: Uma abordagem competitiva e sustentável. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Coyle, J. J., Langley, C. J., Gibson, B. J., Novack, R. A., & Bardi, E. J. (2016). Supply Chain Management: A Logistics Perspective. Cengage Learning.

Dimaro, M. E. (2023). Service Quality for Customers’ Satisfaction: A Literature Review. European Modern Studies Journal, 7(1), pp. 267-276.

Domingues, R., Pedrosa, I., & Bernardino, J. (09 de 2020). Indicadores Chave de Desempenho em Marketing. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, pp. 128-140.

EGBERI, K. A., & OBOREH, J. (Junho de 2022). Product and Service Quality and Growth of Agriculture Firms in Nigeria. . Journal of Environmental Management and Tourism , pp. 649-655.

Elkington, J. (1997). Cannibals with Forks: The Triple Bottom Line of 21st Century Business. Fonte: John Elkington: https://www.johnelkington.com/archive/TBL-elkington-chapter.pdf

Embrapa. (30 de 06 de 2023). Ciência que transforma. Fonte: Embrapa: https://www.embrapa.br/grandes-contribuicoes-para-a-agricultura-brasileira/agroindustria

Faria, A. C., & Costa, M. d. (2008). Gestão de Custos Logísticos. São Paulo: Atlas.

Fernandes, D., & Pedro, J. G. (01 de Julho de 2012). A Logística como Diferencial Competitivo. Colloquium Humanarum, pp. 141-146.

Ferreira, V. H., Oliveira, L. B., Pinho, A. C., & Henriques, H. O. (2021). Análise do Impacto das Ações de Manutenção nos Indicadores de Continuidade em Redes de Distribuição utilizando Machine Learning e Regressão com Dados em Painel. Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 1(1).

Figueiredo, K., Arkader, R., Lavalle, C., & Hijjar, M. F. (2003). Improving manufactures distribution perfomance and custormer service in grocery products supply in Brazil: a longitudinal staudy. Emerald Insight, 14(8), pp. 664-676.

Fleury, P. F., Wanke, P., & Figueiredo, K. F. (2009). Logística Empresarial: A Perspectiva Brasileira. São Paulo: Atlas.

Forsberg, C., & Daleke, M. (2020). Measuring and Visualizing Business Performance Indicators in Corporate Accelerators. Stockholm: KTH ROYAL INSTITUTE OF TECHNOLOGY.

Gabriel, M. O., Pelissari, A. S., & Oliveira, M. P. (Janeiro de 2014). RELACIONAMENTO COM CLIENTES DO SETOR FARMACÊUTICO EM VITÓRIA-ES: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DO NÍVEL DE SERVIÇO ESPERADO E OFERTADO NA FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES. Revista Eletrônica de Administração (READ), pp. 64-89.

Giacobo, F., & Ceretta, P. S. (2003). PLANEJAMENTO LOGÍSTICO: UMA FERRAMENTA PARA O APRIMORAMENTO DO NÍVEL DE SERVIÇO. SEMEAD, VI.

Gil, A. C. (2017). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas.

Gomes, G., Rodrigues, A. L., Bouzon, M., & Staudt, F. H. (01 de 08 de 2023). Aplicação de Machine learning e séries temporais para previsão de demanda: um estudo de caso em uma empresa de bens de consumo. Brazilian Journal of Development, pp. 23110-23132.

Gonzales, R. D., Lumanta, C. N., & Vingua, P. D. (Maio de 2020). Customers’ Satisfaction on Campus Related Delivery Services. International Journal of English Literature and Social Sciences, pp. 823-828.

Gujarati, D. N., & Porter, D. C. (2011). Econometria Básica (5 ed.). Porto Alegre: Bookman.

Gunasekarana, A., Patelb, C., & McGaugheyc, R. E. (2004). A framework for supply chain performance measurement. International Journal of Production Economics, pp. 333-347.

Halachmi, A. (Vol. 54 de 2005). Performance measurement is only one way of managing performance. International Journal of Productivity and Performance Management, pp. 502-516.

Ilie, G., & Ciocoiu, C. N. (Março de 2010). APPLICATION OF FISHBONE DIAGRAM TO DETERMINE THE RISK OF AN EVENT WITH MULTIPLE CAUSES. Management Research and Practice, 2(1).

Jornal do Comércio. (25 de Outubro de 2022). Custo logístico chega a 13,7% do PIB impactado pelo aumento do diesel e representa entrave. Custo logístico chega a 13,7% do PIB impactado pelo aumento do diesel e representa entrave.

Junqueira, C. d., & Grande, M. M. (2023). Gestão da qualidade e sustentabilidade em prestadores de serviços logísticos: estudo de caso em empresa brasileira. Revista e Gestão e Secretariado, 14(3), pp. 2857-2872.

Kichuk, P., Ptashchеnko, O., Yurko, I., & Cherkashyna, M. (2021). Logistics Concepts to Optimise Business Processes. Estudios de economía aplicada, 39(3), pp. 1133-3197.

Kocaoglu, B., Gülsün, B., & Tanyas, M. (02 de 2011). A SCOR based approach for measuring a benchmarkable supply chain performance. Journal of Intelligent Manufacturing, pp. 113-132.

Koval, Y., & Zahorodnia, A. (2023). MANAGEMENT OF INNOVATION PROCESSES IN THE BUSINESS ENVIRONMENT IN THE CONTEXT OF DIGITALIZATION OF THE ECONOMY. Scientific Center of Innovative , pp. 107-126.

Kuhlang, P., Edtmayr, T., & Sihn, W. (v4 de 2011). Methodical approach to increase productivity and reduce lead time in assembly and production-logistic processes. CIRP Journal of Manufacturing Science and Technology, pp. 24-32.

Lao, S., Choy, K., Ho, G., Tsim, Y., & Lee, C. (25 de 10 de 2011). Real‐time inbound decision support system for enhancing the performance of a food warehouse. Journal of Manufacturing Technology Management, pp. 1014-1031.

Leão, A. P., Gonçalves, J. S., Junior, J. L., & Santos, M. d. (2023). LOGÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES: UM DIFERENCIAL COMPETITIVO NA GESTÃO EMPRESARIAL. REVISTA SOCIEDADE CIENTÍFICA, 6(1), 382-410.

Leitão, F. O., & Cardoso, D. L. (06 de 12 de 2019). Nível de Serviço Logístico da Coleta de Leite: Estudo de Caso em uma Cooperativa Agropecuária. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas , pp. 53-68.

Lopes, Y. M., & Morri, R. G. (01 de Julho de 2020). O papel da IoT na relação entre gestão estratégica da logística e desempenho operacional. Revista de Administração Mackenzie, pp. 1-27.

Marchesin, M. M., & Alcântara, R. L. (01 de 06 de 2012). Conceituando o Serviço Logístico e seus Elementos. Revista de Ciência & Tecnologia, pp. 65-86.

Marras, J. P. (2016). Administração de Recursos Humanos (15 ed.). São Paulo: Saraivauni.

Martin, J. D., & Petty, J. W. (2000). Value Based Management: The Corporate Response to the Shareholder Revolution. Boston: Harvard Business School.

McNeil, M., & Wilson, R. (2013). Satisfaction in the Wholesaler–Retailer Relationship: The Experience of Red Meat Retailers in Western Australia. Agribusiness, 13(6), pp. 567-577.

Melnyka, S. A., Bititci, U., Platts, K., Tobias, J., & Andersen, B. (2013). Is performance measurement and management fit. Management Accounting Research.

Melo, G. A., & Fernando, A. (2017). As diferentes perspectivas da qualidade sobre nível de serviço na logística e os desafios do e-commerce. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, pp. 118-123.

Mendes, L. d., & Campos, G. (2021). OS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO DA CARNE EM AÇOUGUES SOB A ÓTICA DA QUALIDADE. IX Simpósio de Engenharia de Produção.

Mesquita, R., Fernandes, A. A., & Figueiredo Filho, D. B. (2020). Uma introdução à regressão com dados de painel. Política Hoje, 29(1), pp. 434-507.

Ministério da Agricultura e Pecuária. (20 de Junho de 2021). O que é Agroindústria? Fonte: Gov.br: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/agroindustria/o-que-e-agroindustria#:~:text=A%20agroind%C3%BAstria%20%C3%A9%20o%20ambiente,s%C3%A3o%20realizadas%20de%20forma%20sistem%C3%A1tica.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (2023). Projeções do Agronegócio: Brasil 2021/2022 a 2031/2032 Projeções de Longo Prazo. Brasília: MAPA.

Miqueluti, R. A., & Sobral, F. L. (2021). A Logística e o Nível de Serviço das Empresas. Interface Tecnológica, pp. 525-536.

Monteiro Neto, A., & Silva, R. d. (2018). Desconcentração Territorial e Reestruturação Regressiva da Indústria no Brasil: Padrões e Ritmo. Brasília: Ipea.

Moutella, C. (01 de Janeiro de 2002). Fidelização de Clientes como Diferencial Competitivo. Fidelização de Clientes como Diferencial Competitivo. Acesso em 05 de Janeiro de 2024, disponível em Brasil Postos: https://www.brasilpostos.com.br/wp-content/uploads/2013/10/Curso-de-Fidelizacao-Download..pdf

Moutella, C. (2002). Fidelização de Clientes como Diferencial Competitivo. Fidelização de Clientes como Diferencial Competitivo. Fonte: https://www.brasilpostos.com.br/wp-content/uploads/2013/10/Curso-de-Fidelizacao-Download..pdf

Murphy Jr, P. R., & Knemeyer, A. M. (2018). Contemporary Logistics. Londres: Pearson.

Neely, A., Gregory, M., & Platss, K. (1995). Performance measurement - A literature review and research agenda. International Journal of Operations & Production Management, pp. 80-116.

Nogales, E. G., & Webber, M. (2017). Territorial tools for agro-industry development. Rome, Italy: Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO).

Oliveira, D. d. (2023). Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologias e Práticas. São Paulo: Atlas.

Oliveira, R. R., & Araújo, R. d. (01 de 04 de 2009). Otimizando os Processos Logísticos pela Implantação do OTIF com Lean Seis Sigma. Tecnologia em Metalurgica, Materiais e Mineração, pp. 235-240.

Paiva, E. L., Carvalho Jr., J. M., & Fendsterseifer, J. E. (2009). Estratégia de Produção e de Operações (2 ed.). Porto Alegre: Bookman.

Peixoto, M. G., Carpinetti, L. C., Musetti, M. A., & Mendonça, M. C. (01 de Outubro de 2014). Desempenho Operacional de Organizações da Área de Saúde: Breve Revisão Sistemática a Partir de Indicadores de Desempenho Logístico. Espacios, pp. 9-22.

Porter, M. E. (2004). Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier.

Ramaa, A. K., & Rangaswamy, T. M. (2012). Impact of Warehouse Management System in a Supply Chain. International Journal of Computer Applications, pp. 14-20.

Resende, P. T., Sousa, P. R., Cesar, R. V., & Quintão, A. (2017). CUSTOS LOGÍSTICOS NO BRASIL. FDC.

Rew, D., Jung, J., & Lovett, S. (2021). Examining the relationships between innovation, quality, productivity, and customer satisfaction in pure service companies. The TQM Journal, pp. 57-70.

Rosa, M. N. (2022). Redesenho da cadeia de abastecimento de uma indústria farmacêutica – foco na alocação e na rede de distribuição. Guimarães Portugal: Dissertação - Universidade do Minho.

Santos, A. L., & Souza, C. A. (2017). Ruptura de estoque: um estudo de caso em uma empresa de alimentos. Revista Gestão & Planejamento, pp. 104-120.

Santos, E. M. (2013). Processo para a Avaliação de Desempenho Logístico: Uma Ferramenta para a Cadeia De Suprimentos. Dissertação (Dissertação em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Silva, C. R., & Fleury, P. F. (Janeiro de 2000). Avaliação da Organização Logística em Empresas da Cadeia de Suprimento de Alimentos: Indústria e Comércio. Revista de Administração Contemporânea, pp. 47-67.

Silva, G. R., Siqueira, M. L., & Cruz, T. C. (16 de Março de 2023). ANÁLISE DAS PEQUENASEMPRESAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE COMO DIFERENCIAL DA QUALIDADE DEPRODUTOS E SERVIÇOS. Revista Foco, pp. 01-18.

Silva, M. L., Silva, R. A., Coronel, D. A., Marion Filho, P. J., & Bender, M. S. (2019). O Setor Industrial Brasileiro: Desafios E Oportunidades. 2019 (pp. 84-100). Caxias do Sul: Educs.

Skinner, W. (Maio de 1974). The Focused Factory. Harvard Business Review, pp. 113-121.

Slack, N., Brandon-Jones, A., & Johnston, R. (2015). Administração da Produção. São Paulo: Atlas.

Slaper, T. F., & Hall, T. J. (2011). The Triple Bottom Line: What Is It and How Does It Work? Indiana Business Review.

Sotirelis, P., & Grigoroudis, E. (15 de Agosto de 2020). Total Quality Management and Innovation: Linkages and Evidence from the Agro-food Industry. Journal of the Knowledge Economy, 12, pp. 1553-1573.

Stank, T. E., & Goldsby, D. L. (2005). Logística: Operações e gestão. São Paulo: Atlas.

Staudt, F. H., Alpan, G., Mascolo, M. D., & Rodriguez, C. M. (15 de 04 de 2015). Warehouse performance measurement: a literature review. International Journal of Production Research, pp. 5524-5544.

Teixeira, I. S., Teixeira, R. C., & Sousa, R. A. (s.d.). Qualidade dos serviços: um diferencial competitivo. Acesso em 12 de Janeiro de 2024, disponível em https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/39133461/315_Qualidade_em_Servicos-libre.pdf?1444683843=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3D315_Qualidade_em_Servicos.pdf&Expires=1711178287&Signature=JoDIj0qdCvVhEEzvvoyPC8aAUeXUxB1EdFI2RiVlNJU-GfD8kIP

The World Bank. (10 de 07 de 2023). Agriculture, forestry, and fishing, value added (% of GDP). Fonte: The World Bank - Data: https://data.worldbank.org/indicator/NV.AGR.TOTL.ZS

Tozi, L. A., Correia, A. R., & Müller, C. (Junho de 2010). Análise da importância relativa de atributos de nível de serviço em um terminal de cargas aeroportuário. TRANSPORTES, XVII(2), pp. 28-36.

Unoesc. (02 de 08 de 2023). Mestrado em Administração. Fonte: Unoesc.edu.br: https://www.unoesc.edu.br/cursos/curso/mestrado-em-administracao-2/

Vergara, S. C. (2000). Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas.

Wang, N., Cui, D., Geng, C., & Xia, Z. (Dezembro de 2022). The role of business environment optimization on entrepreneurship enhancement. Journal of Economic Analysis, pp. 66-81.

Ward, T., & Dagger, T. S. (2007). The complexity of relationship marketing for service customers. Journal of Services Marketing, 4, pp. 281-290.

Wheelwright, S. C. (Janeiro de 1984). Manufacturing Strategy: Defining the Missing Link. Strategic Management Journal, pp. 77-91.

Woolddridge, J. M. (2001). Econometric Analysis of cross section and panel data. Londres: MIT Press.

Yang, K. K. (2000). Managing a Single Warehouse, Multiple Retailer Distribution Center. Journal of Business Logistics, pp. 161-172.

Yunting, T. (2012). The Study on Human Resource Management Performance Evaluation based on Data Envelopment Analysis and Analytic Hierarchy Process. International Journal of Digital Content Technology and Its Applications, pp. 256-265.

Zanella, G., Vanali, A. C., Leviski, G. S., Cruz, K. d., Silva, M. E., Silva, M. F., & Saito, M. K. (07 de 2021). LOGÍSTICA DE ENTREGAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: O DESAFIO DOS EXTRAVIOS DE MERCADORIA. Conhecimento Interativo, pp. 135-155.

Zeithaml, V. A., Britner, M. J., & Gremler, D. D. (2014). Marketing de Serviços: A Empresa com Foco no Cliente (6 ed.). Porto Alegre: Bookman.

Zhang, L., Zhou, Q., Zhang, Y., & Liao, X. (2023). RETRACTED ARTICLE: Research on service level analysis method of container terminal’s logistics system based on fractal self-similarity theory. Annals of Operations Research.

Zhang, M., Jin, B., Wang, G. A., Goh, T. N., & He, Z. (2016). A Study of Key Success Factors of Service Enterprises in China. J Bus Ethics, pp. 1-14.

Downloads

Publicado

2024-06-18 — Atualizado em 2024-06-18

Versões

Edição

Seção

Administração Brasileira