Perspectivas para a indústria eletrônica brasileira: o caso da produção de bens de instrumentação e controle de processos para a cadeia do petróleo e gás natural

Autores

  • Victor Prochnik

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v12i1.34827

Resumo

A política industrial brasileira busca ampliar a participação da produção nacional nas compras da cadeia produtiva de petróleo e gás (CPG) e aumentar as atividades de inovação entre os fornecedores.
Mas este artigo procura mostrar que o segmento de instrumentação e controle de processos tende a continuar abastecendo as compras da cadeia através de importações, com baixos investimentos em capacidade produtiva e P&D, apesar do rápido crescimento das demandas da CPG. Isto porque as empresas internacionais têm outras estratégias, centralizar a produção em outros países onde já têm instalações maiores e priorizar mercados emergentes da Ásia. As empresas de capital nacional, por sua vez, são muito pequenas para competir em pé de igualdade com as multinacionais. Por isto, este artigo discute medidas de política industrial para levar aos objetivos pretendidos, sem diminuir a competitividade da CPG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Prochnik

Downloads

Publicado

2012-06-16