Perspectivas para a indústria eletrônica brasileira: o caso da produção de bens de instrumentação e controle de processos para a cadeia do petróleo e gás natural
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v12i1.34827Resumo
A política industrial brasileira busca ampliar a participação da produção nacional nas compras da cadeia produtiva de petróleo e gás (CPG) e aumentar as atividades de inovação entre os fornecedores.Mas este artigo procura mostrar que o segmento de instrumentação e controle de processos tende a continuar abastecendo as compras da cadeia através de importações, com baixos investimentos em capacidade produtiva e P&D, apesar do rápido crescimento das demandas da CPG. Isto porque as empresas internacionais têm outras estratégias, centralizar a produção em outros países onde já têm instalações maiores e priorizar mercados emergentes da Ásia. As empresas de capital nacional, por sua vez, são muito pequenas para competir em pé de igualdade com as multinacionais. Por isto, este artigo discute medidas de política industrial para levar aos objetivos pretendidos, sem diminuir a competitividade da CPG.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).