A tendência à sobreapreciação da taxa de câmbio
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v11i1.34870Abstract
Nos países em desenvolvimento há uma tendência à sobreapreciaçãoda taxa de câmbio. Existem duas causas estruturais: a doença holandesa e aatração que altos lucros e taxas de juros nos países em desenvolvimento exercemsobre capitais externos, e quatro causas políticas: a política do crescimento compoupança externa, o controle da inflação através de uma “âncora”, cambial, apolítica de “aprofundamento de capital”, e o populismo cambial. O país deveráneutralizar esta tendência para poder ter um crescimento rápido, ou sofrerácrises cíclicas de balanço de pagamento.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).